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Título: Auto e hetero avaliação no diagnóstico de necessidade de treinamento
Autor(es): Magalhães, Mônica Lemes
Orientador(es): Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Treinamento
Avaliação de treinamento
Autoavaliação
Data de publicação: 23-Mar-2022
Referência: MAGALHÃES, Mônica Lemes. Auto e hetero avaliação no diagnóstico de necessidade de treinamento. 1996. 236 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 1996.
Resumo: O presente estudo teve como objetivos: ''desenvolver uma metodologia de avaliação de necessidades de treinamento que inclua atitudes: estudar a relação entre auto e hetero avaliação, buscando avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes: e avaliar a relação entre a auto-avaliação e algumas variáveis preditoras (tempo de trabalho na organização e na função, emprego anterior, sexo, estado civil, escolaridade e idade). A amostra foi constituída por 325 funcionários da função de Caixa Executivo, 344 Supervisores dos Caixas Executivos e 58 Gerentes Gerais, da Caixa Econômica Federal do Estado de Goiás. Utilizou-se para atingir o primeiro objetivo a análise fatorial seguida de analise de confiabilidade Para atingir o segundo objetivo utilizou-se a correlação de Pearson e o teste “T” de Student e para atingir o terceiro objetivo utilizou-se a análise de regressão múltipla, tendo como variáveis critério as necessidades de conhecimento, habilidades e atitudes e como variáveis antecedentes aquelas citadas acima. Os resultados mostraram que a metodologia parece ser adequada para analisar necessidades de treinamento. Mostraram que existe relação significativa entre a auto e hetero avaliação, como também diferenças na maneira de avaliar necessidades. Verificou-se que para a auto-avaliação das necessidades de conhecimentos e habilidades, a variável preditora que apareceu mais destacada foi o tempo de trabalho do respondente dentro da Caixa Econômica Federal. Para as necessidades de atitudes aparecem as variáveis sexo e escolaridade.
Abstract: This study was aimed at, firstly, developing an assessing methodology of training needs in which attitudes should be included. Secondly, it was targeted at examining the relationship between self-rating and supervisor rating, searching for knowledge, abilities and attitudes training needs assessment. The third objective was to try to study the correlation that might be found between training needs self-rating and some predictory variables Qob and role permanence, previous employment, marital status and age). The research was carried out with a sample drawn from Caixa Econômica Federal (Federal Savings Bank) in the state of Goiás, Brazil. Data were collected from 325 employees working as Executive Cashiers, 344 Executive Cashiers Supervisors and 58 General Managets in that institution. In order to achieve the first objective it was employed factorial analysis followed by reliability analysis. Pearson’s correlation and Studenfs T - test were used to reach the second objective. Multiple regression analysis was the instrument to obtain the third objective, in which criteria variables were accounted for by knowledge, abilities and attitudes training needs and predictory variables were the ones mentioned above. The results showed that the methodology seems to be appropriate to assess training needs. They have also demonstrated the existence of significant relationships between self-rating and supervisor rating as well as some differences in the way training needs are rated. Moreover, it was verified that, conceming the self ratings on knowledge and abilities needs, the predicting variables, which appeared to be most remarkable, were related to the respondent permanence in the job. As to attitudes training needs, sex and schooling variables were the most evident ones.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 1996.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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