http://repositorio.unb.br/handle/10482/42951
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_VivenciasInfantisTerritorios.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal |
Otros títulos : | Experiencias infantil e sen los territorios de Paranoá e Itapoã e nel Distrito Federal Children's experiences in the territories of Paranoá and Itapoã in the Federa lDistrict |
Autor : | Corrêa, Marina de Santana Fernandes, Maria Lídia Bueno |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-2858-1092 https://orcid.org/0000-0003-4878-3115 |
Assunto:: | Motivação na educação Aprendizagem Educação Cidadania Relação Comunidade-Escola |
Fecha de publicación : | 11-may-2021 |
Editorial : | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
Citación : | CORRÊA, Marina de Santana; BFERNANDES, Maria Lidia Bueno. Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, e35202, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.35202. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35202. Acesso em: 17 fev. 2022. |
Resumen : | A pesquisa apresenta o processo de produção de conhecimento de crianças do 2º ano de uma escola da Região Administrativa do Paranoá, DF. O conhecimento geográfico e histórico sobre as localidades das crianças é construído de forma autoral e tem suas vivências como ponto de partida e caminho para um processo de fortalecimento do pertencimento ao território. A pesquisa demonstra que produzir conhecimento por meio do diálogo e de forma participativa permite criar, de forma amorosa e política, a escola do território. Trata-se de uma pesquisa-ação com crianças que têm o estudo do meio como metodologia de aporte prático-teórico. |
Abstract: | The research presents the knowledge production process of 2nd grade children from a school in the Administrative Region of Paranoá, DF. Geographical and historical knowledge about children's localities is constructed in an authorial way and has their experiences as a starting point and path for a process of strengthening belonging to the territory. The research demonstrates that producing knowledge through dialogue and inaparticipative way allows to create the school in the territory in a loving and political way. It is an action-research with children that has the study of the environment as a methodology of practical-theoretical support. |
Resumen: | La investigación presenta el proceso de producción de conocimiento de niños y niñas del 2º año de una escuela dela Región Administrativa de Paranoá, DF. El conocimiento geográfico e histórico sobre las localidades de los niños se construye de manera autoraly tiene sus vivencias como punto de partida y camino para un proceso de fortalecimiento de pertenencia al territorio. La investigación demuestra que producir conocimiento através del diálogo y de forma participativa permite crear la escuela en el territorio de forma amorosa y política. Es una investigación-acción con niños que tiene nel estudio del medio como metodología de apoyo práctico-teórico. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Licença:: | (CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.