Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42951
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_VivenciasInfantisTerritorios.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorrêa, Marina de Santana-
dc.contributor.authorFernandes, Maria Lídia Bueno-
dc.date.accessioned2022-02-17T20:00:21Z-
dc.date.available2022-02-17T20:00:21Z-
dc.date.issued2021-05-11-
dc.identifier.citationCORRÊA, Marina de Santana; BFERNANDES, Maria Lidia Bueno. Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 27, e35202, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.35202. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35202. Acesso em: 17 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42951-
dc.description.abstractA pesquisa apresenta o processo de produção de conhecimento de crianças do 2º ano de uma escola da Região Administrativa do Paranoá, DF. O conhecimento geográfico e histórico sobre as localidades das crianças é construído de forma autoral e tem suas vivências como ponto de partida e caminho para um processo de fortalecimento do pertencimento ao território. A pesquisa demonstra que produzir conhecimento por meio do diálogo e de forma participativa permite criar, de forma amorosa e política, a escola do território. Trata-se de uma pesquisa-ação com crianças que têm o estudo do meio como metodologia de aporte prático-teórico.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeExperiencias infantil e sen los territorios de Paranoá e Itapoã e nel Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeChildren's experiences in the territories of Paranoá and Itapoã in the Federa lDistrictpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.subject.keywordRelação Comunidade-Escolapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202pt_BR
dc.description.abstract1The research presents the knowledge production process of 2nd grade children from a school in the Administrative Region of Paranoá, DF. Geographical and historical knowledge about children's localities is constructed in an authorial way and has their experiences as a starting point and path for a process of strengthening belonging to the territory. The research demonstrates that producing knowledge through dialogue and inaparticipative way allows to create the school in the territory in a loving and political way. It is an action-research with children that has the study of the environment as a methodology of practical-theoretical support.pt_BR
dc.description.abstract2La investigación presenta el proceso de producción de conocimiento de niños y niñas del 2º año de una escuela dela Región Administrativa de Paranoá, DF. El conocimiento geográfico e histórico sobre las localidades de los niños se construye de manera autoraly tiene sus vivencias como punto de partida y camino para un proceso de fortalecimiento de pertenencia al territorio. La investigación demuestra que producir conocimiento através del diálogo y de forma participativa permite crear la escuela en el territorio de forma amorosa y política. Es una investigación-acción con niños que tiene nel estudio del medio como metodología de apoyo práctico-teórico.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2858-1092pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4878-3115pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.