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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42683
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Title: Marcas e Relacionamentos no Setor Público : proposta de um modelo para identificar personalidades de marca e sua influência no relacionamento com cidadãos
Authors: Carvalho, Daniel Izaias de
Orientador(es):: Fiuza, Gisela Demo
Assunto:: Personalidade de marcas públicas
Relacionamento com o cidadão
Marketing no setor público
Desenvolvimento de escala
Modelo estrutural
Issue Date: 6-Jan-2022
Citation: CARVALHO, Daniel Izaias de. Marcas e Relacionamentos no Setor Público: proposta de um modelo para identificar personalidades de marca e sua influência no relacionamento com cidadãos. 2021. 159 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: A incorporação na Administração Pública de práticas adotadas no setor privado busca fortalecer a relação entre cidadãos e governo para melhora a transparência, a qualidade e a celeridade na prestação dos serviços públicos. Esse alinhamento de práticas entre o setor público e privado resulta da necessidade de tornar o Estado mais eficiente na alocação de recursos para atender as demandas sociais. Assim, a validação do papel tributário do Estado pode ocorrer com o fortalecimento da imagem das instituições públicas. Nesse contexto, passou-se a adotar no setor público ferramentas de marketing para fortalecer a imagem das instituições públicas e para permitir um gerenciamento mais profícuo do relacionamento com o cidadão. Como isso, surgiu o desafio de desenvolver uma medida inédita de personalidade de marcas públicas e, a partir daí, de investigar empiricamente a influência da personalidade de marcas públicas na percepção do relacionamento com os cidadãos, relação ainda inexplorada pela literatura científica, constituindo o principal objetivo desta tese. Assim, realizou-se uma pesquisa de natureza multimétodo com cidadãos usuários dos serviços do Na Hora DF, sendo uma amostra de 548 cidadãos para obter indícios de validação da escala e 284 parta o teste do modelo estrutural de predição, onde a personalidade de marca pública foi a variável exógena e o relacionamento com o cidadão a variável endógena. Portanto, a tese é composta, além da Introdução (capítulo 1) e Conclusão (capítulo 6), por quatro capítulos que foram desenvolvidos no formato de artigos científicos independentes. O capítulo 2 possui abordagem qualitativa e é composto por dois artigos que trazem as revisões sistemáticas da literatura internacional, com análises bibliométricas, para apresentar o panorama de cada variável da pesquisa, bem como seus principais conceitos, fundamentos, pressupostos, instrumentos de medida e estudos empíricos. O capítulo 3 utiliza uma abordagem multimétodo para desenvolver e obter indícios de validade e confiabilidade de um modelo de mensuração de personalidade de marcas públicas, denominado Escala de Personalidade de Marcas Pública (EPMP). A EPMP ficou composta por 15 traços distribuídos em 3 dimensões: Eficiência, Relevância e Credibilidade. A EPMP apresentou ótimos índices psicométricos e evidências de validade interna, de construto, de conteúdo e confiabilidade. Além disso, resultou em uma ferramenta diagnóstica que permite gestores públicos compreenderem melhor a percepção dos cidadãos em relação à imagem das instituições, o que trará importantes insights para um posicionamento de marca mais efetivo. Já no capítulo 4, foi desenvolvido um artigo para testar a relação entre a personalidade das marcas públicas presentes no Na Hora do Distrito Federal e a percepção do relacionamento que os cidadãos têm para com essas marcas. O resultado foi a confirmação do modelo estrutural proposto, com a dimensão eficiência da personalidade de marca apresentando o maior peso na predição do relacionamento com o cidadão. Essa tese traz como contribuição teórica uma escala de personalidade de marca pública validada estatisticamente, bem como a confirmação da interação entre os construtos personalidade de marca e relacionamento com o cidadão. No campo gerencial, o estudo forneceu uma ferramenta diagnóstica que pode auxiliar os gestores públicos na elaboração de políticas e ações que fortaleçam a relação entre governo e cidadãos, atuando diretamente nas dimensões eficiência, credibilidade e relevância das marcas públicas para melhorar o relacionamento com os cidadãos.
Abstract: The private sector practices adopted in Public Management had strengthened citizens and government relations and has improved transparency, quality and speed in public services provision. The alignment between public and private sectors practices result from citizens asking for an efficient State that meet social demands and resources allocating. Thus, State’s tax role could be validated by a strengthened image of public institutions. In this way, marketing tools began adopted in the public sector to strengthen public institutions’ image and allow management relationships with citizens. Thereby, developing an unprecedented measure of public brand personality arose as a challenge and, from there, empirically investigate public brand personality influence on the citizen’s relationship perception, an still unexplored interaction on the scientific literature which constitutes the main objective of this thesis. Thus, multimethod research was carried out with a sample of 548 citizens who use Na Hora DF services’ to obtain scale validation evidence, and a sample of 284 citizens to test a prediction structural model, where public brand personality is an exogenous variable and citizen relationship's it is an endogenous variable. Therefore, in addition to Introduction (chapter 1) and Conclusion (chapter 6), this thesis is composed of four chapters that were developed in the format of independent scientific papers. Chapter 2 has a qualitative approach, composed of two papers that bring systematic reviews of the international literature with bibliometric analysis, which presents an overview of each research variable, as well as its main concepts, fundamentals, assumptions, measurement instruments and empirical studies. Chapter 3 uses a multi-method approach to develop and obtain reliability and validity evidence of a public brand personality measure model called the Public Brand Personality Scale (EPMP). EPMP is composed of 15 traits distributed in 3 dimensions: Efficiency, Relevance and Credibility and showed excellent psychometric indices and evidence of internal validity, construct validity, content validity and reliability. In addition, it resulted in a diagnostic tool that allows public managers to understand citizen’s perceptions of public institutions' image, which will bring important insights for an effective brand positioning. In chapter 4, the paper tested an interaction between public brands' personalities and citizen's relationship perception about institutions present at Na Hora do Distrito Federal. A proposed structural model confirmation was achieved and the efficiency dimension of brand personality has the greatest weight in predicting citizen’s relationship perception. This thesis brings a theoretical contribution, which statistically validated public brand personality scale, as well as confirms the interaction between public brand personality and citizen relationship perception constructs. In the management field, this research provided a diagnostic tool that can help public managers to develop policies and actions, which strengthen relationships between government and citizens, acting directly on efficiency, credibility and relevance dimensions of public brands to improve citizens' relationship management.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
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