Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fiuza, Gisela Demo | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Daniel Izaias de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T21:44:42Z | - |
dc.date.available | 2022-01-06T21:44:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-11 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Daniel Izaias de. Marcas e Relacionamentos no Setor Público: proposta de um modelo para identificar
personalidades de marca e sua influência no relacionamento com cidadãos. 2021. 159 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42683 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A incorporação na Administração Pública de práticas adotadas no setor privado busca fortalecer
a relação entre cidadãos e governo para melhora a transparência, a qualidade e a celeridade na
prestação dos serviços públicos. Esse alinhamento de práticas entre o setor público e privado
resulta da necessidade de tornar o Estado mais eficiente na alocação de recursos para atender
as demandas sociais. Assim, a validação do papel tributário do Estado pode ocorrer com o
fortalecimento da imagem das instituições públicas. Nesse contexto, passou-se a adotar no setor
público ferramentas de marketing para fortalecer a imagem das instituições públicas e para
permitir um gerenciamento mais profícuo do relacionamento com o cidadão. Como isso, surgiu
o desafio de desenvolver uma medida inédita de personalidade de marcas públicas e, a partir
daí, de investigar empiricamente a influência da personalidade de marcas públicas na percepção
do relacionamento com os cidadãos, relação ainda inexplorada pela literatura científica,
constituindo o principal objetivo desta tese. Assim, realizou-se uma pesquisa de natureza
multimétodo com cidadãos usuários dos serviços do Na Hora DF, sendo uma amostra de 548
cidadãos para obter indícios de validação da escala e 284 parta o teste do modelo estrutural de
predição, onde a personalidade de marca pública foi a variável exógena e o relacionamento com
o cidadão a variável endógena. Portanto, a tese é composta, além da Introdução (capítulo 1) e
Conclusão (capítulo 6), por quatro capítulos que foram desenvolvidos no formato de artigos
científicos independentes. O capítulo 2 possui abordagem qualitativa e é composto por dois
artigos que trazem as revisões sistemáticas da literatura internacional, com análises
bibliométricas, para apresentar o panorama de cada variável da pesquisa, bem como seus
principais conceitos, fundamentos, pressupostos, instrumentos de medida e estudos empíricos.
O capítulo 3 utiliza uma abordagem multimétodo para desenvolver e obter indícios de validade
e confiabilidade de um modelo de mensuração de personalidade de marcas públicas,
denominado Escala de Personalidade de Marcas Pública (EPMP). A EPMP ficou composta por
15 traços distribuídos em 3 dimensões: Eficiência, Relevância e Credibilidade. A EPMP
apresentou ótimos índices psicométricos e evidências de validade interna, de construto, de
conteúdo e confiabilidade. Além disso, resultou em uma ferramenta diagnóstica que permite
gestores públicos compreenderem melhor a percepção dos cidadãos em relação à imagem das
instituições, o que trará importantes insights para um posicionamento de marca mais efetivo. Já
no capítulo 4, foi desenvolvido um artigo para testar a relação entre a personalidade das marcas
públicas presentes no Na Hora do Distrito Federal e a percepção do relacionamento que os
cidadãos têm para com essas marcas. O resultado foi a confirmação do modelo estrutural
proposto, com a dimensão eficiência da personalidade de marca apresentando o maior peso na
predição do relacionamento com o cidadão. Essa tese traz como contribuição teórica uma escala
de personalidade de marca pública validada estatisticamente, bem como a confirmação da
interação entre os construtos personalidade de marca e relacionamento com o cidadão. No
campo gerencial, o estudo forneceu uma ferramenta diagnóstica que pode auxiliar os gestores
públicos na elaboração de políticas e ações que fortaleçam a relação entre governo e cidadãos,
atuando diretamente nas dimensões eficiência, credibilidade e relevância das marcas públicas
para melhorar o relacionamento com os cidadãos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Marcas e Relacionamentos no Setor Público : proposta de um modelo para identificar personalidades de marca e sua influência no relacionamento com cidadãos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personalidade de marcas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relacionamento com o cidadão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing no setor público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento de escala | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo estrutural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The private sector practices adopted in Public Management had strengthened citizens and
government relations and has improved transparency, quality and speed in public services
provision. The alignment between public and private sectors practices result from citizens
asking for an efficient State that meet social demands and resources allocating. Thus, State’s
tax role could be validated by a strengthened image of public institutions. In this way, marketing
tools began adopted in the public sector to strengthen public institutions’ image and allow
management relationships with citizens. Thereby, developing an unprecedented measure of
public brand personality arose as a challenge and, from there, empirically investigate public
brand personality influence on the citizen’s relationship perception, an still unexplored
interaction on the scientific literature which constitutes the main objective of this thesis. Thus,
multimethod research was carried out with a sample of 548 citizens who use Na Hora DF
services’ to obtain scale validation evidence, and a sample of 284 citizens to test a prediction
structural model, where public brand personality is an exogenous variable and citizen
relationship's it is an endogenous variable. Therefore, in addition to Introduction (chapter 1)
and Conclusion (chapter 6), this thesis is composed of four chapters that were developed in the
format of independent scientific papers. Chapter 2 has a qualitative approach, composed of two
papers that bring systematic reviews of the international literature with bibliometric analysis,
which presents an overview of each research variable, as well as its main concepts,
fundamentals, assumptions, measurement instruments and empirical studies. Chapter 3 uses a
multi-method approach to develop and obtain reliability and validity evidence of a public brand
personality measure model called the Public Brand Personality Scale (EPMP). EPMP is
composed of 15 traits distributed in 3 dimensions: Efficiency, Relevance and Credibility and
showed excellent psychometric indices and evidence of internal validity, construct validity,
content validity and reliability. In addition, it resulted in a diagnostic tool that allows public
managers to understand citizen’s perceptions of public institutions' image, which will bring
important insights for an effective brand positioning. In chapter 4, the paper tested an interaction
between public brands' personalities and citizen's relationship perception about institutions
present at Na Hora do Distrito Federal. A proposed structural model confirmation was achieved
and the efficiency dimension of brand personality has the greatest weight in predicting citizen’s
relationship perception. This thesis brings a theoretical contribution, which statistically
validated public brand personality scale, as well as confirms the interaction between public
brand personality and citizen relationship perception constructs. In the management field, this
research provided a diagnostic tool that can help public managers to develop policies and
actions, which strengthen relationships between government and citizens, acting directly on
efficiency, credibility and relevance dimensions of public brands to improve citizens'
relationship management. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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