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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/42646
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Titre: Estratégias utilizadas pela melhor idade (terceira idade) para a aquisição da língua espanhola segundo cada estilo de aprendizagem : trilhando descobertas
Auteur(s): Espig, Celio Gil da Silva
Orientador(es):: Mukai, Yûki
Assunto:: Estilos de aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Língua espanhola
Plasticidade cerebral
Terceira idade
Date de publication: 26-déc-2021
Référence bibliographique: ESPIG, Celio Gil da Silva. Estratégias utilizadas pela melhor idade (terceira idade) para a aquisição da língua espanhola segundo cada estilo de aprendizagem: trilhando descobertas. 2021. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: A pesquisa descrita, nesta dissertação, mostra um estudo das estratégias de aprendizagem utilizadas por (5) cinco alunas idosas, de língua espanhola, correlacionadas aos seus estilos de aprendizagem. Buscamos tratar, como objetivo geral, investigar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelas alunas da terceira idade, como aprendizes de língua espanhola, segundo o seu estilo de aprendizagem. Três objetivos específicos foram delineados para alcançar o objetivo geral, a saber: (1) identificar qual ou quais estilo(s) de aprendizagem cada participante possui; (2) observar as estratégias empregadas pelas alunas; e (3) relacionar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelas alunas com seu estilo de aprendizagem. Para alcançar os objetivos propostos, o pesquisador entrou em campo numa cooperativa de idiomas em Brasília, de onde participaram cinco alunas idosas, sendo quatro do nível básico e uma do nível intermediário. O método de pesquisa utilizado foi um estudo de caso e, para a coleta dos registros foram observadas aulas on-line, durante um semestre letivo, realizadas as entrevistas semiestruturadas, além de aplicação do questionário fechado sobre a Percepção de Preferência de Estilo de Aprendizagem (REID, 1987). A fundamentação teórica é formada principalmente por estudiosos da Linguística Aplicada e da Neurociência: Bintencourt; Rotta, (2018); Brown (2014); Conceição (1999); Cohen (2014); Ellis (2005, 2015); Mattos (2005); Merzenich (2013); O’Malley e Chamot (1990); Oxford (1990, 2017); Reid (1995), entre outros. Após análise e discussão dos dados, verificou-se que as participantes utilizavam algumas estratégias de aprendizagem correlacionadas com seus estilos de aprendizagem, porém, alguns estilos de aprendizagem não eram alcançados pela ausência de estratégias mais bem elaboradas. Algumas participantes demonstraram não ter conhecimento de sua melhor forma de aprender, ou seja, do seu estilo de aprendizagem mais predominante. As estratégias mais utilizadas pelas participantes foram as estratégias cognitivas, estratégias de compensação e as estratégias sociais. Por outro lado, as menos utilizadas foram as estratégias socioafetivas. Os estilos de aprendizagem mais predominantes foram os auditivo e cinestésico. As participantes apresentaram níveis básicos (estratégias elementares e com baixa frequência) do uso das estratégias, além de algumas demonstrarem não ter conhecimento de qual era o seu estilo de aprendizagem mais predominante. Analisa-se, no final desta pesquisa, a tríade estratégias de aprendizagem, estilos de aprendizagem e a plasticidade cerebral. Isso posto, o estudo realizado, nesta pesquisa, demonstrou também a importância de nós docentes de LE nos beneficiarmos avaliando os estilos de aprendizagem e o uso das estratégias de nossos discentes, posto que tal avaliação pode nos levar a uma maior compreensão de como e quais estratégias utilizarmos para aquisição de línguas.
Abstract: The research described in this dissertation shows a study of the learning strategies used by (5) five elderly Spanish-speaking students, correlated to their learning styles. As a general objective, one seeks to investigate the learning strategies used by elderly students, as Spanish language learners, according to their learning style. Three specific objectives were outlined to reach the general objective, namely: (1) identify which learning style(s) each participant has; (2) observe the strategies employed by the students; and (3) relate the learning strategies used by the students with their learning style. To achieve the proposed objectives, the researcher entered the field in a language cooperative in Brasília, in which four students in the basic level and one in the intermediate level studied. The research method used was a case study, and for the collection of data, online classes were observed, during a school semester, semi-structured interviews were carried out, and a close questionnaire on the Perception of Learning Style Preference (REID, 1987) was applied. The theoretical foundation is formed mainly by scholars of Applied Linguistics and Neuroscience: Bintencourt; Rotta, (2018); Brown (2014); Conceição (1999); Cohen (2014); Ellis (2005, 2015); Mattos (2005); Merzenich (2013); O'Malley and Chamot (1990); Oxford (1990, 2017); Reid (1995), among others. After analyzing and discussing the data, it can be concluded that the participants used some learning strategies correlated with their learning styles, but some learning styles were not achieved due to the absence of better-developed strategies. Some participants demonstrated that they were not aware of their best way of learning, that is, their most predominant learning style. The most used strategies by the participants were cognitive strategies, compensation strategies and social strategies. On the other hand, the least used were the socio-affective strategies. The most prevalent learning styles were auditory and kinesthetic. The participants showed basic level use of the strategies. In addition, some of them demonstrated that they were not aware of their most predominant learning style. At the end of this research, the triad of learning strategies, learning styles and brain plasticity is analyzed. That being said, the study carried out in this research also demonstrated the importance for us FL teachers to benefit from evaluating the learning styles and use of the strategies of our students, since such evaluation can will lead us to a greater understanding of how and which strategies to use when it comes to language acquisition.
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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