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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/42562
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Titre: Aparições e homens negros : masculinidades, racismo e a construção por meio do simbólico
Auteur(s): Caridade, Waleff Dias
Orientador(es):: Santos, Fátima Aparecida dos
Assunto:: Aparições
Cidade
Perspectiva afrocentrada e decolonial
Performance ART
Racismo
Date de publication: 8-déc-2021
Référence bibliographique: CARIDADE, Waleff Dias. Aparições e homens negros: masculinidades, racismo e a construção por meio do simbólico. 2021. 218 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: Essa dissertação tem como objetivo identificar similaridades nas aparições, conceito e prática elaborados pela artista sul-africana Lhola Amira, em que, problematiza desde a criação e exportação da conceituação e prática da performance art, e o processo psicoterapêutico clínico, conforme o diálogo da perspectiva afrocentrada e do pensamento decolonial. Por meio do encontro-conversa com os artistas Abiniel João Nascimento e Geovanni Lima (ES), e nossas produções poéticas individuais, a hipótese dessa pesquisa é que por meio dos símbolos apresentados por Exu: o tempo, a caminhada, o simbólico e os espaços, se identifica similares e rememora métodos perecíveis. Diferente do processo psicoterapêutico clínico, no qual, o sujeito é percebido de maneira individualizada e por um olhar treinado que embranquece as subjetividades negras, em contrapartida, as aparições propõem a partir de uma ótica de elaboração coletiva do trauma colonial, lidar com as feridas que sucedem desse sistema e resgatar formas de cuidado que não são acessíveis para todos/as, visto que, a cidade é utilizada como campo para causar atrito, violência e opressão cotidianamente a corpos de cores específicas e que são associados como inferiores.
Abstract: This dissertation aims to identify similarities in the appearances, a concept, and a practice elaborated by the South African artist Lhola Amira, in which she problematizes from the creation and exportation of the conceptualization and practice of performance art, and the clinical psychotherapeutic process, according to the dialogue of the Afro- centered perspective and decolonial thought. Through the encounter-conversation with the artists Abiniel João Nascimento and Geovanni Lima (ES), and our poetic productions, this research hypothesizes that through the symbols presented by Exu: the time, the walk, the symbolic and the spaces, one violation similar and remembers perishable methods. Different from the clinical psychotherapeutic process, in which the subject is perceived in an individualized way and by a trained eye that whitens black subjectivities, on the other hand, the apparitions propose, from an optic of collective elaboration of the colonial trauma, to deal with the wounds that follow this system and to rescue forms of care that are not accessible to all, since the city is used as a field to cause friction, violence and oppression daily to bodies of specific colors and that are associated as inferior.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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