Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Fátima Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Caridade, Waleff Dias | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T02:31:10Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T02:31:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-20 | - |
dc.identifier.citation | CARIDADE, Waleff Dias. Aparições e homens negros: masculinidades, racismo e a construção por meio do simbólico. 2021. 218 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42562 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação tem como objetivo identificar similaridades nas aparições, conceito e
prática elaborados pela artista sul-africana Lhola Amira, em que, problematiza desde a
criação e exportação da conceituação e prática da performance art, e o processo
psicoterapêutico clínico, conforme o diálogo da perspectiva afrocentrada e do
pensamento decolonial. Por meio do encontro-conversa com os artistas Abiniel João
Nascimento e Geovanni Lima (ES), e nossas produções poéticas individuais, a hipótese
dessa pesquisa é que por meio dos símbolos apresentados por Exu: o tempo, a
caminhada, o simbólico e os espaços, se identifica similares e rememora métodos
perecíveis. Diferente do processo psicoterapêutico clínico, no qual, o sujeito é percebido
de maneira individualizada e por um olhar treinado que embranquece as subjetividades
negras, em contrapartida, as aparições propõem a partir de uma ótica de elaboração
coletiva do trauma colonial, lidar com as feridas que sucedem desse sistema e resgatar
formas de cuidado que não são acessíveis para todos/as, visto que, a cidade é utilizada
como campo para causar atrito, violência e opressão cotidianamente a corpos de cores
específicas e que são associados como inferiores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aparições e homens negros : masculinidades, racismo e a construção por meio do simbólico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aparições | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perspectiva afrocentrada e decolonial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance ART | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to identify similarities in the appearances, a concept, and a
practice elaborated by the South African artist Lhola Amira, in which she problematizes
from the creation and exportation of the conceptualization and practice of performance
art, and the clinical psychotherapeutic process, according to the dialogue of the Afro-
centered perspective and decolonial thought. Through the encounter-conversation with
the artists Abiniel João Nascimento and Geovanni Lima (ES), and our poetic productions,
this research hypothesizes that through the symbols presented by Exu: the time, the
walk, the symbolic and the spaces, one violation similar and remembers perishable
methods. Different from the clinical psychotherapeutic process, in which the subject is
perceived in an individualized way and by a trained eye that whitens black subjectivities,
on the other hand, the apparitions propose, from an optic of collective elaboration of the
colonial trauma, to deal with the wounds that follow this system and to rescue forms of
care that are not accessible to all, since the city is used as a field to cause friction,
violence and oppression daily to bodies of specific colors and that are associated as
inferior. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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