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Título : Educação Física na socioeducação do Distrito Federal : primeiras aproximações
Autor : Santos, Kênia Souza dos
Orientador(es):: Costa, Jonatas Maia da
Assunto:: Educação física escolar
Socioeducação
Internação
Ações pedagógicas
Fecha de publicación : 24-nov-2021
Citación : SANTOS, Kênia Souza dos. Educação Física na socioeducação do Distrito Federal: primeiras aproximações. 2021. 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : O presente trabalho intitulado “Educação Física na socioeducação do Distrito Federal: primeiras aproximações” vincula-se ao Programa de pós-graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física na Universidade de Brasília. A socioeducação compreende os processos educativos direcionados aos adolescentes em conflito com a lei. A primeira menção de um termo correlato foi no Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente na apresentação das medidas socioeducativas. A proposta da Educação Física no contexto socioeducativo deve ser compreendida como uma prática pedagógica voltada para as necessidades e os interesses do socioeducando com estratégias de ensino que possibilitem a aproximação da realidade, da cultura e do histórico de vida do adolescente, caminhando para a humanização. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi compreender a inserção da Educação Física escolar na medida socioeducativa de internação no Distrito Federal. Os objetivos específicos consistiram em apresentar os aspectos legais que versam sobre a Educação Física na socioeducação e esclarecer os pressupostos que relacionam a Educação Física escolar no contexto socioeducativo com ênfase na internação. Adotou-se como ideia reguladora para a elaboração da pesquisa a monografia de base (SAVIANI, 1991). A abordagem, por sua vez, é a qualitativa, tendo sido realizado pesquisa exploratória, levantamento documental e bibliográfico. No primeiro momento, a pesquisa faz uma contextualização histórica da institucionalização do adolescente em conflito com a lei e uma revisão dos pressupostos históricos que versam sobre a socioeducação no âmbito nacional e no distrital. No segundo momento, se apresenta as ações pedagógicas que permeiam a socioeducação e sua aproximação com a Educação Física, passando por legislações e pesquisas do período de 1990 a 2020 que abordam o tema, sobretudo com ênfase nas medidas socioeducativas de internação. Após a apreciação e análise do conteúdo da socioeducação no Distrito Federal, foi possível vislumbrar que a Educação Física tem potencial de contribuir para a reflexão e elaboração do novo projeto de vida do adolescente em conflito com a lei, o que possibilita que o jovem seja capaz de se preparar para sua reinserção na vida social de modo a ter capacidade de exercer sua cidadania.
Abstract: The current assignment named “Physical Education in the socio-education from Distrito Federal: first approaches” is linked to the Post-Graduation Program in Physical Education of the Physical Education College from the Federal University of Brasília. The socio-education is about the educational processes regarding teenagers with legal conflicts. The first mention of a co-related term was in the Children and Adolescent Statue (ECA), specifically presenting socio-educational measures. Proposing Physical Education in a socio-educational context should be understood as a pedagogical practice to the student’s needs and interests, with teaching strategies that enable the approach to reality, to the culture and to the teenager’s background, leading them to the humanization. In this sense, the general goal of this study was to comprehend the insertion of the school’s Physical Education in a socio-educational measure of detention in the Federal District. The specific goals were about presenting the legal aspects that are about Physical Education in the socio-education and also to clarify the assumptions that are related to Physical Education in the socio-educational context for prisoners. In order to ellaborate this research, a base monography was adopted as a regulative idea (SAVIANI, 1991). The approach is qualitative, which was done by exploratory research, bibliographic and documental raisings. In the first moment, the research contextualizes the history of the institutionalization of the teenager in legal conflicts and revires the historical assumptions about the socio-education in national and district scopes. In the second moment, pedagogical actions are presented, which permeate the social- education and its approach with Physical Education, going through legislations and researches that are from 1990 until 2020 and that are about the theme, especially with the emphasis on the socio-educational measures in detention. After the appreciation and analysis on the contente of socio-education in the Federal District, it was possible to realize that the Physical Education has the potential of contributing to reflect and ellaborate a new project of life for the teenager in legal conflicts, which may enable this youth to prepare themselves for the reinsertion in social life and also for the execution of their citizenship.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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