Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Costa, Jonatas Maia da | - |
dc.contributor.author | Santos, Kênia Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T00:34:53Z | - |
dc.date.available | 2021-11-25T00:34:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kênia Souza dos. Educação Física na socioeducação do Distrito Federal: primeiras aproximações. 2021. 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42444 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado “Educação Física na socioeducação do Distrito Federal:
primeiras aproximações” vincula-se ao Programa de pós-graduação em Educação
Física da Faculdade de Educação Física na Universidade de Brasília. A socioeducação
compreende os processos educativos direcionados aos adolescentes em conflito com a
lei. A primeira menção de um termo correlato foi no Estatuto da Criança e do
Adolescente, especificamente na apresentação das medidas socioeducativas. A
proposta da Educação Física no contexto socioeducativo deve ser compreendida como
uma prática pedagógica voltada para as necessidades e os interesses do
socioeducando com estratégias de ensino que possibilitem a aproximação da realidade,
da cultura e do histórico de vida do adolescente, caminhando para a humanização.
Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi compreender a inserção da Educação
Física escolar na medida socioeducativa de internação no Distrito Federal. Os objetivos
específicos consistiram em apresentar os aspectos legais que versam sobre a Educação
Física na socioeducação e esclarecer os pressupostos que relacionam a Educação
Física escolar no contexto socioeducativo com ênfase na internação. Adotou-se como
ideia reguladora para a elaboração da pesquisa a monografia de base (SAVIANI, 1991).
A abordagem, por sua vez, é a qualitativa, tendo sido realizado pesquisa exploratória,
levantamento documental e bibliográfico. No primeiro momento, a pesquisa faz uma
contextualização histórica da institucionalização do adolescente em conflito com a lei e
uma revisão dos pressupostos históricos que versam sobre a socioeducação no âmbito
nacional e no distrital. No segundo momento, se apresenta as ações pedagógicas que
permeiam a socioeducação e sua aproximação com a Educação Física, passando por
legislações e pesquisas do período de 1990 a 2020 que abordam o tema, sobretudo
com ênfase nas medidas socioeducativas de internação. Após a apreciação e análise
do conteúdo da socioeducação no Distrito Federal, foi possível vislumbrar que a
Educação Física tem potencial de contribuir para a reflexão e elaboração do novo
projeto de vida do adolescente em conflito com a lei, o que possibilita que o jovem seja
capaz de se preparar para sua reinserção na vida social de modo a ter capacidade de
exercer sua cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação Física na socioeducação do Distrito Federal : primeiras aproximações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current assignment named “Physical Education in the socio-education from Distrito
Federal: first approaches” is linked to the Post-Graduation Program in Physical
Education of the Physical Education College from the Federal University of Brasília. The
socio-education is about the educational processes regarding teenagers with legal
conflicts. The first mention of a co-related term was in the Children and Adolescent
Statue (ECA), specifically presenting socio-educational measures. Proposing Physical
Education in a socio-educational context should be understood as a pedagogical practice
to the student’s needs and interests, with teaching strategies that enable the approach
to reality, to the culture and to the teenager’s background, leading them to the
humanization. In this sense, the general goal of this study was to comprehend the
insertion of the school’s Physical Education in a socio-educational measure of detention
in the Federal District. The specific goals were about presenting the legal aspects that
are about Physical Education in the socio-education and also to clarify the assumptions
that are related to Physical Education in the socio-educational context for prisoners. In
order to ellaborate this research, a base monography was adopted as a regulative idea
(SAVIANI, 1991). The approach is qualitative, which was done by exploratory research,
bibliographic and documental raisings. In the first moment, the research contextualizes
the history of the institutionalization of the teenager in legal conflicts and revires the
historical assumptions about the socio-education in national and district scopes. In the
second moment, pedagogical actions are presented, which permeate the social-
education and its approach with Physical Education, going through legislations and
researches that are from 1990 until 2020 and that are about the theme, especially with
the emphasis on the socio-educational measures in detention. After the appreciation and
analysis on the contente of socio-education in the Federal District, it was possible to
realize that the Physical Education has the potential of contributing to reflect and
ellaborate a new project of life for the teenager in legal conflicts, which may enable this
youth to prepare themselves for the reinsertion in social life and also for the execution of
their citizenship. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|