Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42391
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcosEustáquiodePaulaNeto.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A tanatografia no Memorial de Aires : o verbo do verme de um narrador diplomata
Autor(es): Paula Neto, Marcos Eustáquio de
E-mail do autor: marcoseustáquio94@gmail.com
Orientador(es): Silva Junior, Augusto Rodrigues da
Assunto: Tanatografia
Assis, Machado de, 1839-1908 - crítica e interpretação
Alegoria
Catábase
Verbo do verme
Data de publicação: 22-Nov-2021
Referência: PAULA NETO, Marcos Eustáquio de. A tanatografia no Memorial de Aires: o verbo do verme de um narrador diplomata. 2021. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Por intermédio da teoria da tanatografia – referente à “escrita de morte” (SILVA JUNIOR, 2014), analisaremos o último romance de Machado de Assis: Memorial de Aires. O fenômeno de póstumas memórias revela-se fulcral para a índole solvente da escrita diária do narrador Aires publicada após o seu trespasse. No romance, a linguagem corroída e corrosiva do diplomata efetua-se por meio da catábase empreendida pelo narrador, movimento entendido a partir de Eudoro de Sousa em torno dos seus estudos sobre “viagens épicas aos infernos” (SOUSA, 2013). Em perspectiva comparativista, serão recobrados autores que também efetivam esses deslocamentos sepulcrais, tais como: Homero, Virgílio e Rabelais. Esse movimento catabático, pertencente a uma archaica longeva, repercute em moto-contínuo por todo o Memorial e instaura a estilização do verbo do verme. Com o uso da expressão, indicamos na prosaística machadiana a consolidação de uma poética vermicular, concebida em escrita cínica e irônica, eivada de dúvidas e volteios de teor cínico-carnavalizado (BAKHTIN, 2018). Tomamos a figura do verme como alegoria (BENJAMIN, 1984) condutora da obra memorialista para entendermos a meticulosa prática do sexagenário de aviltar questões da ordem social e histórica para interpretar as transformações testemunhadas pelo Brasil entre 1888 e 1889 – 1904 e 1908. Desse modo, a estilização alegórica permite analisar as mudanças estruturais do País evocadas pelo personagem defunto que revela as experiências, os sofrimentos e as ideias do tempo de Machado de Assis e de nosso tempo.
Abstract: Through the theory of thanatography – referring to the “writing of death” (SILVA JUNIOR, 2014), we will analyse Machado de Assis’ last novel: Memorial de Aires. The posthumous memories phenomenon is fundamental for the tenuous nature of the Aires daily writing published after his death. In the novel, the corroded and corrosive language of the diplomat is affected through the katabasis undertaken by the narrator, catabatic movement understood from Eudoro de Sousa on his studies about “epic journeys to hell” (SOUSA, 2013). In a comparative perspective, authors who also carry out these sepulchral displacements will be brought, such as: Homer, Virgilio, and Rabelais. This catabatic movement, belonging to an archaica longeva, reverberates in a continuous motion throughout the Memorial and establishes the stylization of the verb of the worm. Using the expression, we indicate in Machado's prosaistics the vermicular poetics consolidation, organized in cynical and ironic writing, full of doubts and twists of a cynical- carnavalized content (BAKHTIN, 2018). We take the figure of the worm as an allegory (BENJAMIN, 1984) that conducts the memorialistic work to understand the narrator's meticulous practice of distorting social and historical issues in order to interpret the transformations witnessed by Brazil between 1888 and 1889. In this way, the allegorical stylization allows us to analyse the structural changes in the country recalled by the deceased character who reveals the experiences, sufferings and ideas of Machado de Assis' time.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.