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Título : Acolhimento Institucional de Estudantes do (PRÉ) Programa Estudantes-Convênio (PEC-G) na Universidade de Brasília
Autor : Lima, Thayná Marques de
Orientador(es):: Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
Assunto:: Programa PEC-G
Pré-PEC-G
Acolhimento
Fecha de publicación : 22-nov-2021
Citación : LIMA, Thayná Marques de. Acolhimento Institucional de Estudantes do (PRÉ) Programa Estudantes-Convênio (PEC-G) na Universidade de Brasília. 2021. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender de que forma os estudantes participantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) estão sendo recebidos academicamente nas universidades. Para participar do Programa, os interessados devem realizar o exame de proficiência CELPE-Bras - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desse modo, os jovens participantes dos países que integram o convênio PEC-G, que forem aprovados no exame, são aceitos pelas instituições para que possam fazer cursos de graduação pelo Brasil gratuitamente. Ademais, entre os estudantes interessados, há aqueles que desembarcam no Brasil para uma estadia de 8 meses, a fim de se prepararem para a realização do exame CELPE-Bras: os estudantes pré-PEC-G. A Universidade de Brasília é desde 1983 uma das instituições conveniadas ao Programa. Portanto, para perceber as nuances desta cooperação educacional brasileira e os efeitos nos jovens aceitos pelo programa, foi necessário traçar um histórico do programa no Brasil e na UnB. Para isso, esta pesquisa se caracteriza como uma investigação baseada na abordagem qualitativa. Desta forma, além da pesquisa qualitativa, foi pertinente compreender o histórico do programa por meio de uma revisão de literatura, através de autores como Gusmão (2005), Hirsch (2007), Andrade e Teixeira (2009), Có (2011), Amaral (2013), Amaral e Meneghal (2015), Lima e Feitosa (2017), Almeida (2019), Carvalho (2019) entre outros. Após realização desse percurso histórico, identifiquei a necessidade de verificar a situação dos estudantes pré-PEC-G e seu acolhimento institucional na Universidade de Brasília. Para a geração de dados, foi realizada uma pesquisa-ação em formato de minicurso sobre gêneros textuais, cujo objetivo era contribuir para a formação acadêmica de um grupo de prováveis novos estudantes da graduação dentro da Universidade de Brasília.
Abstract: This paper's objective was to understand how students enrolled in the PEC-G Program are being academically received in their respective Universities. To participate in the Program, interested have to achieve the CELPE-Bras - Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners. Furthermore, young adults are accepted free of charge into degree courses in different Institutions throughout Brazil. Likewise, there is also another student group comprised of students who stay in Brazil for eight months in order to prepare for the CELPE-Bras exam: the "pré-PEC-G" group. Only those who pass the exam can enrol in the degree course though the PEC-G program. The University of Brasília is, since 1983, one of the Universities which offers degree courses for these students. As such, in order to better understand the nuances in this Brazilian educational cooperation and its effects on students enrolled in the program, it was necessary to trace the history of this program in Brazil and at UnB. For that end, this paper is categorized as research based on the qualitative approach. In addition to the qualitative research, it was necessary to comprehend the history of the program by analyzing previous literature on the topic by authors such as Gusmão (2005, 2011), Hirsch (2007), Andrade e Teixeira (2009), Có (2011), Amaral (2013), Amaral e Meneghal (2015), Lima e Feitosa (2017), Almeida (2019), Carvalho (2019) among others. After tracing the program's history through Brazil, I have identified the necessity of checking on the situation of "pré-PEC-G" students, as well as their institutional reception at the University of Brasília. For the data collection, it was used an action research in the form of a minicourse on text genres with the intent of contributing to the academic formation of a group of probably new students of degree courses at the University of Brasília.
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021.
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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