Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Lúcia Maria de Assunção | - |
dc.contributor.author | Lima, Thayná Marques de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T18:11:08Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T18:11:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Thayná Marques de. Acolhimento Institucional de Estudantes do (PRÉ) Programa Estudantes-Convênio (PEC-G) na Universidade de Brasília. 2021. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42371 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender de que forma os estudantes
participantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) estão sendo recebidos
academicamente nas universidades. Para participar do Programa, os interessados devem realizar o
exame de proficiência CELPE-Bras - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para
Estrangeiros. Desse modo, os jovens participantes dos países que integram o convênio PEC-G, que
forem aprovados no exame, são aceitos pelas instituições para que possam fazer cursos de
graduação pelo Brasil gratuitamente. Ademais, entre os estudantes interessados, há aqueles que
desembarcam no Brasil para uma estadia de 8 meses, a fim de se prepararem para a realização do
exame CELPE-Bras: os estudantes pré-PEC-G. A Universidade de Brasília é desde 1983 uma das
instituições conveniadas ao Programa. Portanto, para perceber as nuances desta cooperação
educacional brasileira e os efeitos nos jovens aceitos pelo programa, foi necessário traçar um
histórico do programa no Brasil e na UnB. Para isso, esta pesquisa se caracteriza como uma
investigação baseada na abordagem qualitativa. Desta forma, além da pesquisa qualitativa, foi
pertinente compreender o histórico do programa por meio de uma revisão de literatura, através de
autores como Gusmão (2005), Hirsch (2007), Andrade e Teixeira (2009), Có (2011), Amaral (2013),
Amaral e Meneghal (2015), Lima e Feitosa (2017), Almeida (2019), Carvalho (2019) entre outros.
Após realização desse percurso histórico, identifiquei a necessidade de verificar a situação dos
estudantes pré-PEC-G e seu acolhimento institucional na Universidade de Brasília. Para a geração de
dados, foi realizada uma pesquisa-ação em formato de minicurso sobre gêneros textuais, cujo
objetivo era contribuir para a formação acadêmica de um grupo de prováveis novos estudantes da
graduação dentro da Universidade de Brasília. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Acolhimento Institucional de Estudantes do (PRÉ) Programa Estudantes-Convênio (PEC-G) na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa PEC-G | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pré-PEC-G | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acolhimento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper's objective was to understand how students enrolled in the PEC-G Program are
being academically received in their respective Universities. To participate in the Program, interested
have to achieve the CELPE-Bras - Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners.
Furthermore, young adults are accepted free of charge into degree courses in different Institutions
throughout Brazil. Likewise, there is also another student group comprised of students who stay in
Brazil for eight months in order to prepare for the CELPE-Bras exam: the "pré-PEC-G" group. Only
those who pass the exam can enrol in the degree course though the PEC-G program. The University
of Brasília is, since 1983, one of the Universities which offers degree courses for these students. As
such, in order to better understand the nuances in this Brazilian educational cooperation and its effects
on students enrolled in the program, it was necessary to trace the history of this program in Brazil and
at UnB. For that end, this paper is categorized as research based on the qualitative approach. In
addition to the qualitative research, it was necessary to comprehend the history of the program by
analyzing previous literature on the topic by authors such as Gusmão (2005, 2011), Hirsch (2007),
Andrade e Teixeira (2009), Có (2011), Amaral (2013), Amaral e Meneghal (2015), Lima e Feitosa
(2017), Almeida (2019), Carvalho (2019) among others. After tracing the program's history through
Brazil, I have identified the necessity of checking on the situation of "pré-PEC-G" students, as well as
their institutional reception at the University of Brasília. For the data collection, it was used an action
research in the form of a minicourse on text genres with the intent of contributing to the academic
formation of a group of probably new students of degree courses at the University of Brasília. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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