Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Penna, Nelba Azevedo | - |
dc.contributor.author | Morais, Juliana Lopes Lelis de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T16:17:59Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T16:17:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-13 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Juliana Lopes Lelis de. Política pública espacial como um horizonte de superação: a educação como ação transformadora do espaço. 2021. 235 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42243 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | No início do século XXI, o Brasil presenciou a criação da Rede Federal de
Educação Profissional Tecnológica, com destaque para os Institutos Federais de
Educação, Ciência e Tecnologia. Ao longo da última década, eles se expandiram
pelo território brasileiro, sendo uma de suas unidades, o Instituto Federal do Norte
de Minas Gerais, Campus Arinos. Implantado no ano de 2009 para suprir as
carências socioeconômicas do Vale do Rio Urucuia, ele possui, atualmente, três
cursos técnicos integrados ao ensino médio e cinco cursos superiores. Diante das
suas potencialidades, a presente pesquisa buscou compreender a relação
existente entre a implantação do Campus do Instituto Federal do Norte de Minas
Gerais, como uma política pública espacial, e a produção do espaço urbano de
Arinos, bem como a inclusão sócioespacial da população atendida. Para tanto,
realizou-se entrevistas junto ao diretor geral, coordenadores de ensino, pesquisa e
extensão, primeiros servidores, representantes das entidades envolvidas na
criação do Campus (ACOMAR, ADESA e ADSIVRU), representantes do comércio
local; aplicação de questionários juntos aos seus discentes, egressos e
moradores; bem como pesquisa documental. Como principais resultados têm-se:
o reconhecimento dos Institutos Federais como política pública espacial, pois
estão presentes em diferentes porções do território nacional, estabelecendo novas
relações espaciais, sendo a sua implantação, o resultado de uma articulação
entre diferentes setores da sociedade local e regional que acreditavam no poder
da educação para modificação da realidade do Vale do Rio Urucuia; a
contribuição para a inclusão sócioespacial da população Arinense e do Vale do
Rio Urucuia, a partir da realização dos seu projetos de ensino, extensão e
pesquisa, que atuam sobre as demandas locais e instigam a formação
participativa, integral e cidadã do seu público, bem como à diversificação e
ampliação na oferta de cursos, no atendimento de um perfil de alunos de baixa
renda, na inserção profissional dos seus egressos; na permanência dos jovens na
cidade; e ainda, o aumento no fluxo de capital, mercadorias e informações. Desse
modo, é possível afirmar que o Campus do Instituto Federal é um importante
elemento no processo de produção do espaço urbano de Arinos, sendo que
estabelece novos usos e relações espaciais, a partir do viés educacional e
político. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Política pública espacial como um horizonte de superação : a educação como ação transformadora do espaço | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção do espaço urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor espacial | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | At the beginning of the 21st century, Brazil witnessed the creation of the
Technological Professional Education Network, with emphasis on the Federal
Institutes of Education, Science and Technology. Over the last decade, they have
expanded throughout Brazil, with one of their units being the Federal Institute of
the North of Minas Gerais, Campus Arinos. Implemented in 2009 to meet the
socioeconomic needs of the Urucuia River Valley, it currently has three technical
courses integrated into high school and five higher courses. Given its potential, this
research sought to understand the relationship between the implementation of the
Campus of the Federal Institute of Northern Minas Gerais and the production of
urban space in Arinos, as well as the socio-spatial inclusion of the population
served. For that, interviews were carried out with the general director, coordinators
of teaching, research and extension, first servers, representatives of the entities
involved in the creation of the Campus (ACOMAR, ADESA and ADSIVRU),
representatives of local commerce; application of questionnaires together with
students, graduates and residents; as well as documentary research. The main
results are: the recognition of the Federal Institutes as a public space policy, as
they are present in different parts of the national territory, establishing new spatial
relationships, and their implementation is the result of an articulation between
different sectors of local and regional society who believed in the power of
education to change the reality of the Urucuia River Valley; the contribution to the
socio-spatial inclusion of the population of Arinense and of the Urucuia River
Valley, through the realization of its teaching, extension and research projects,
which act on local demands and instigate the participatory, integral and citizen
education of its students, as well as to the diversification and expansion in the offer
of courses, in the professional insertion of its graduates; in the permanence of
young people in the city; and also, the increase in the flow of capital, goods and
information. Thus, it is possible to affirm that the Federal Institute Campus is an
important element in the production process of the urban space of Arinos,
establishing new spatial uses, from an educational and political perspective. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|