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Título : Retábulo do Brasil : literatura, história e política em Nove, novena, do Osman Lins
Autor : Collaço, Andrea dos Reis
Orientador(es):: Hazin, Elizabeth de Andrade Lima
Assunto:: Lins, Osman
Crítica literária
Brasil - história
Política
Fecha de publicación : 4-nov-2021
Citación : Collaço, Andrea dos Reis. Retábulo do Brasil: literatura, história e política em Nove, novena, do Osman Lins. 2021. 304 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : Diz Osman Lins que o texto literário não é um detentor de significações, mas um deflagrador de significações. Esta tese busca, dentre as várias significações deflagradas pelo livro Nove, novena (1966), compreender os sentidos políticos e históricos do Brasil que emergem das nove narrativas que compõem o volume. Usando como base o conceito de prefiguração de Hayden White e amparando-se na tradição histórica e sociológica brasileira, a tese estrutura-se em três capítulos, abordando o passado nacional presentificado, ou seja, como as raízes históricas da formação nacional se apresentam no texto osmaniano; o presente do tempo de escrita do livro, marcado pela instabilidade política e por transformações sociais; e as aberturas para o futuro, ou, em outras palavras, para a criação do novo num país histórica e contemporaneamente marcado pela opressão. A suposição que serve de base à investigação é de que, na obra, a apreensão do Brasil por meio da visão aperspectívica de Lins, que presentifica seus múltiplos tempos e realidades socioculturais e os transfigura por meio da palavra e da imaginação poética, é o que possibilita, num tempo marcado por cacofonias e distorções, o ressurgimento da realidade nacional de forma íntegra.
Abstract: Osman Lins states that the literary text isn't a holder of meanings, but a trigger of meanings. This thesis seeks, among the several meanings triggered by the book Nove, novena (1966), to understand the political and historical meanings of Brazil that emerge from the nine narratives that compose the volume. Based on Hayden White's concept of prefiguration and grounded on the Brazilian historical and sociological tradition, the thesis is structured in three chapters, addressing the national past made present, i.e., how the historical roots of the nation's formation are presented in Osman's text; the present during which the book was written, defined by political instability and social transformations; and the openings towards the future, or, in other words, towards the creation of newness in a country historically and contemporarily marked by oppression. The investigation's underlying assumption is that, in the work, the apprehension of Brazil through Lins' aperspectivic view, which coalesces in the present its multiple time periods and sociocultural realities, and transfigures them through the poetic word and poetic imagination, that is what makes possible, in a time period marked by cacophonies and distortions, the resurgence of the national reality in an integral way.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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