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Título: Arquivos nucleares : narrativas artísticas baseadas em fatos instáveis
Autor(es): Rampin, Priscila Arantes
Orientador(es): Araújo, Nivalda Assunção de
Assunto: Poética da incógnita
Narrativa
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: RAMPIN, Priscila Arantes. Arquivos nucleares: narrativas artísticas baseadas em fatos instáveis. 2021. 268 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Arquivos Nucleares, título do trabalho sobre o qual esta tese trata, teve origem após uma viagem a Hiroshima em 2016, sendo motivado por uma série de experiências, e que não são totalmente explicáveis pela razão. A tese foi concebida como práxis artística e reflexiva, acerca dos processos de elaboração e apresentação de Arquivos Nucleares. O trabalho fomenta as histórias complexas, pois mistas de realidade e imaginação, como se elas fossem verdadeiras. Promovendo interferências artísticas em três circunstâncias históricas da bomba nuclear: os primeiros testes dos dispositivos de destruição em massa conduzidos pelos Estados Unidos, o bombardeio à Hiroshima e a exploração comercial dos abrigos de proteção, conhecidos como fallout shelters, incentivada pelo governo americano nas décadas posteriores ao massacre às cidades japonesas. Desenvolveu-se a caracterização da poética da incógnita, como um regime de representação verbo-visual, que teve como objetivo: I. Dar materialidade para um modo de ver um mundo, notando as aberturas que desestabilizam os fatos e as experiências reais; II. Investigar os processos, linguagens e estratégias artísticas, que melhor conseguissem documentos poéticos ambíguos, a fim de sintetizar esses traços singulares do real. Os procedimentos da montagem, de associações de fragmentos ou componentes, de apropriação e intervenção em arquivos históricos, e de produção de imagem, - gravuras, fotoperformances e fotografias -, perfazem o corpus poético e sustentam características narrativas, dando forma visual à memória daquela viagem, e às circunstâncias posteriores que, no decorrer da pesquisa, se interconectaram com o tema.
Abstract: Nuclear Files, the work approached in this thesis, was developed after a trip to Hiroshima in 2016, resulting from several experiences not fully explainable by reason. This thesis was conceived as an artistic and reflexive praxis about processes of elaboration and presentation of Nuclear Files. The work fosters complex stories, which mix reality and imagination, as if they were true, promoting artistic interference with three circumstances of the nuclear bomb history: the first mass destruction device tests conducted by the United States, the Hiroshima bombing, and the commercial exploitation of protective shelters, known as “fallout shelters”, encouraged by the US government in the decades after the massacre of Japanese cities. We characterized the Poetics of the Incognito as a verbal-visual representation regime aiming to i. materialize a way of seeing a world, perceiving the things that destabilize facts and real experiences, and ii. investigate the artistic processes, languages and strategies that could best provide ambiguous poetic documents to synthesize these unique features of what is real. The procedures of assembling, associating fragments or components, appropriating and intervening in historical files, and producing images — engravings, photo performances, and photography — constitute the poetic corpus and sustain narrative characteristics, giving visual form to the memory of that trip and to the subsequent circumstances that, in the course of this research, interconnected with the theme.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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