Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Nivalda Assunção de | - |
dc.contributor.author | Rampin, Priscila Arantes | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T19:14:38Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T19:14:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-20 | - |
dc.identifier.citation | RAMPIN, Priscila Arantes. Arquivos nucleares: narrativas artísticas baseadas em fatos instáveis. 2021. 268 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42185 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Arquivos Nucleares, título do trabalho sobre o qual esta tese trata, teve origem após uma viagem a
Hiroshima em 2016, sendo motivado por uma série de experiências, e que não são totalmente
explicáveis pela razão. A tese foi concebida como práxis artística e reflexiva, acerca dos processos de
elaboração e apresentação de Arquivos Nucleares. O trabalho fomenta as histórias complexas, pois
mistas de realidade e imaginação, como se elas fossem verdadeiras. Promovendo interferências
artísticas em três circunstâncias históricas da bomba nuclear: os primeiros testes dos dispositivos de
destruição em massa conduzidos pelos Estados Unidos, o bombardeio à Hiroshima e a exploração
comercial dos abrigos de proteção, conhecidos como fallout shelters, incentivada pelo governo
americano nas décadas posteriores ao massacre às cidades japonesas. Desenvolveu-se a
caracterização da poética da incógnita, como um regime de representação verbo-visual, que teve
como objetivo: I. Dar materialidade para um modo de ver um mundo, notando as aberturas que
desestabilizam os fatos e as experiências reais; II. Investigar os processos, linguagens e estratégias
artísticas, que melhor conseguissem documentos poéticos ambíguos, a fim de sintetizar esses traços
singulares do real. Os procedimentos da montagem, de associações de fragmentos ou componentes,
de apropriação e intervenção em arquivos históricos, e de produção de imagem, - gravuras,
fotoperformances e fotografias -, perfazem o corpus poético e sustentam características narrativas,
dando forma visual à memória daquela viagem, e às circunstâncias posteriores que, no decorrer da
pesquisa, se interconectaram com o tema. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arquivos nucleares : narrativas artísticas baseadas em fatos instáveis | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poética da incógnita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Nuclear Files, the work approached in this thesis, was developed after a trip to Hiroshima in 2016,
resulting from several experiences not fully explainable by reason. This thesis was conceived as an
artistic and reflexive praxis about processes of elaboration and presentation of Nuclear Files. The work
fosters complex stories, which mix reality and imagination, as if they were true, promoting artistic
interference with three circumstances of the nuclear bomb history: the first mass destruction device
tests conducted by the United States, the Hiroshima bombing, and the commercial exploitation of
protective shelters, known as “fallout shelters”, encouraged by the US government in the decades after
the massacre of Japanese cities. We characterized the Poetics of the Incognito as a verbal-visual
representation regime aiming to i. materialize a way of seeing a world, perceiving the things that
destabilize facts and real experiences, and ii. investigate the artistic processes, languages and
strategies that could best provide ambiguous poetic documents to synthesize these unique features of
what is real. The procedures of assembling, associating fragments or components, appropriating and
intervening in historical files, and producing images — engravings, photo performances, and
photography — constitute the poetic corpus and sustain narrative characteristics, giving visual form to
the memory of that trip and to the subsequent circumstances that, in the course of this research,
interconnected with the theme. | pt_BR |
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