Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41776
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_MariaAugustaVieiraLaia.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open
Title: Avaliação da eficiência dos gastos do governo na educação primária e secundária dos países da América Latina comparada aos países europeus utilizando análise envoltória de dados
Authors: Laia, Maria Augusta Vieira
Orientador(es):: Rossi, Marina Delmondes de Carvalho
Assunto:: Eficiência (Serviço público)
Gastos públicos
Educação
Análise envoltória de dados
Issue Date: 17-Aug-2021
Citation: LAIA, Maria Augusta Vieira. Avaliação da eficiência dos gastos do governo na educação primária e secundária dos países da América Latina comparada aos países europeus utilizando análise envoltória de dados. 2021. 37 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: A educação é fator importante para o crescimento econômico de um país, pois, por meio dela, a capacidade de produção do capital humano pode ser ampliada e transformada. Com recursos escassos e cada vez menores, torna-se imprescindível sua utilização com a máxima eficiência. Por isso, o objetivo deste estudo é avaliar a eficiência dos gastos do governo na educação primária e secundária na América Latina comparada à Europa, utilizando Análise Envoltória de Dados (DEA). Os países da América Latina gastam, em média, um terço do orçamento de Educação por aluno do ensino fundamental e médio comparativamente aos países da Europa, e isso reflete em um menor desempenho do sistema educacional. Os resultados indicam que maior gasto no sistema educacional não é sinônimo de melhores resultados. Portanto, antes de se tomar a decisão de aumentar os investimentos na educação, deve-se avaliar se os recursos disponíveis estão sendo utilizados com a máxima eficiência.
Abstract: Education is an important factor for a country's economic growth. Once this happens, the capacity for producing human capital can be expanded and transformed. With scarce and smaller resources, its use with maximum efficiency is essential. For this reason, the purpose of this study is to assess the efficiency of government spending on primary and secondary education in Latin America compared to Europe. Using Data Envelopment Analysis (DEA). Latin America spends, on average, a third of the education budget compared to each elementary and high school student in Europe. This is reflected in the performance of the educational system, which is inferior. The results of this study indicated that greater investment in the educational system is not synonymous with better results. Therefore, before making decisions to increase spending on the educational system, one must assess whether the available resources are being used with supreme efficiency.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/41776/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.