Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41776
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariaAugustaVieiraLaia.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRossi, Marina Delmondes de Carvalho-
dc.contributor.authorLaia, Maria Augusta Vieira-
dc.date.accessioned2021-08-17T18:13:58Z-
dc.date.available2021-08-17T18:13:58Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.date.submitted2021-05-26-
dc.identifier.citationLAIA, Maria Augusta Vieira. Avaliação da eficiência dos gastos do governo na educação primária e secundária dos países da América Latina comparada aos países europeus utilizando análise envoltória de dados. 2021. 37 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41776-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA educação é fator importante para o crescimento econômico de um país, pois, por meio dela, a capacidade de produção do capital humano pode ser ampliada e transformada. Com recursos escassos e cada vez menores, torna-se imprescindível sua utilização com a máxima eficiência. Por isso, o objetivo deste estudo é avaliar a eficiência dos gastos do governo na educação primária e secundária na América Latina comparada à Europa, utilizando Análise Envoltória de Dados (DEA). Os países da América Latina gastam, em média, um terço do orçamento de Educação por aluno do ensino fundamental e médio comparativamente aos países da Europa, e isso reflete em um menor desempenho do sistema educacional. Os resultados indicam que maior gasto no sistema educacional não é sinônimo de melhores resultados. Portanto, antes de se tomar a decisão de aumentar os investimentos na educação, deve-se avaliar se os recursos disponíveis estão sendo utilizados com a máxima eficiência.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência dos gastos do governo na educação primária e secundária dos países da América Latina comparada aos países europeus utilizando análise envoltória de dadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEficiência (Serviço público)pt_BR
dc.subject.keywordGastos públicospt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Education is an important factor for a country's economic growth. Once this happens, the capacity for producing human capital can be expanded and transformed. With scarce and smaller resources, its use with maximum efficiency is essential. For this reason, the purpose of this study is to assess the efficiency of government spending on primary and secondary education in Latin America compared to Europe. Using Data Envelopment Analysis (DEA). Latin America spends, on average, a third of the education budget compared to each elementary and high school student in Europe. This is reflected in the performance of the educational system, which is inferior. The results of this study indicated that greater investment in the educational system is not synonymous with better results. Therefore, before making decisions to increase spending on the educational system, one must assess whether the available resources are being used with supreme efficiency.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.