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Título : Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical
Autor : Lucas, João Paulo Vieira Martins
Orientador(es):: Lignelli, César
Assunto:: Colaboração
Coreografia
Música
Experiência
Alteridade
Fecha de publicación : 13-ago-2021
Citación : LUCAS, João Paulo Vieira Martins. Os psiquismos de Tristão Ventura: dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical. 2020. 310 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : A tese que agora se apresenta é um estudo sobre a colaboração composicional entre coreógrafos e compositores musicais, fundamentado numa estrutura teórica que organiza o pensamento da colaboração a partir de um quadro conceitual de matriz tendencialmente filosófica. Tal quadro obedece, por sua vez, ao desejo de responder a duas questões: a primeira relaciona-se com a identificação dos elementos básicos, fundamentais e permanentes que constituem o todo no processo de colaboração coreográfico-musical, enquanto a segunda interroga a articulação destes elementos e a forma como poderão incidir sobre o processo criativo e sobre a obra resultante. A argumentação decorrente dessa reflexão intercala-se com “Os Psiquismos de Tristão Ventura”, um conjunto de catorze contos que experimentam uma narrativa literária sobre a colaboração criativa entre coreógrafos e compositores musicais. Cada um destes contos se apresenta como uma espécie de encenação empírica de uma determinada proposição conceitual e a sua redação obedece à ambição primordial de deslocar a objetividade dissertativa para subjetividade da representação literária pela produção de intensidade estética a par e passo com a contextualização conceitual, de modo a proporcionar ao leitor a emulação de uma relação direta com a experiência de colaboração.
Abstract: This study is about the creative collaboration between choreographers and composers based on a theoretical structure that systematizes the collaborative thinking process in a philosophical conceptual framework. This approach anticipates a response to two questions: firstly, the identification of permanent and underlying elements of the collaboration process in the chorographic/musical composition as a whole; secondly a critical analysis of the articulation of these elements considering their influence on the creative process and the resulting art work. The subsequent arguments alternate with “Os Psiquismos de Tristão Ventura” (“The Psychisms of Tristão Ventura”), 14 stories that explore a literary narrative about the creative collaboration between choreographers and composers. Each of these stories presents itself as a form of empirical staging of a given conceptual proposition. The plot has as its main purpose shifting the objectivity of the dissertation to the subjectivity of the literary representation. The juxtaposition between esthetical intensity and conceptual contextualisation enables the reader the opportunity to simulate a direct relationship with the experience of collaboration.
Résumé: Cette dissertation de thèse est une étude portant sur la collaboration compositionnelle entre chorégraphes et compositeurs musicaux. Elle est fondée sur une structure théorique qui organise la réflexion sur cette collaboration à partir d'un cadre conceptuel éminemment philosophique. Notre recherche s’efforce de répondre à deux questions: la première concerne d'identification des éléments de base, fondamentaux et permanents, qui constituent l'ensemble du processus de collaboration chorégraphico- musicale, tandis que la seconde concerne l’articulation de ces éléments, ainsi que la façon dont ils peuvent affecter le processus de création et le travail qui en résulte. L’argumentation qui sous-tend cette réflexion est entrecoupée par “Os Psiquismos de Tristão Ventura” (“Les Psychismes de Tristão Ventura”), un ensemble de quatorze récits qui illustrent la collaboration entre chorégraphes et compositeurs musicaux. Chacun de ces récits se présente comme une sorte de mise en scène empirique d'une proposition conceptuelle donnée et sa formulation répond à l'ambition première d’opérer un glissement de l'objectivité de la thèse vers la subjectivité de la représentation littéraire, grâce à une expérience esthétique parallèle à la contextualisation conceptuelle, qui permettra au lecteur d'observer directement la collaboration entre chorégraphes et musiciens.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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