Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lignelli, César | - |
dc.contributor.author | Lucas, João Paulo Vieira Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T14:59:53Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T14:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-30 | - |
dc.identifier.citation | LUCAS, João Paulo Vieira Martins. Os psiquismos de Tristão Ventura: dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical. 2020. 310 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41673 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese que agora se apresenta é um estudo sobre a colaboração composicional
entre coreógrafos e compositores musicais, fundamentado numa estrutura teórica que
organiza o pensamento da colaboração a partir de um quadro conceitual de matriz
tendencialmente filosófica. Tal quadro obedece, por sua vez, ao desejo de responder a
duas questões: a primeira relaciona-se com a identificação dos elementos básicos,
fundamentais e permanentes que constituem o todo no processo de colaboração
coreográfico-musical, enquanto a segunda interroga a articulação destes elementos e a
forma como poderão incidir sobre o processo criativo e sobre a obra resultante. A
argumentação decorrente dessa reflexão intercala-se com “Os Psiquismos de Tristão
Ventura”, um conjunto de catorze contos que experimentam uma narrativa literária sobre
a colaboração criativa entre coreógrafos e compositores musicais. Cada um destes contos
se apresenta como uma espécie de encenação empírica de uma determinada proposição
conceitual e a sua redação obedece à ambição primordial de deslocar a objetividade
dissertativa para subjetividade da representação literária pela produção de intensidade
estética a par e passo com a contextualização conceitual, de modo a proporcionar ao leitor
a emulação de uma relação direta com a experiência de colaboração. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colaboração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coreografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alteridade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is about the creative collaboration between choreographers and
composers based on a theoretical structure that systematizes the collaborative thinking
process in a philosophical conceptual framework. This approach anticipates a response
to two questions: firstly, the identification of permanent and underlying elements of the
collaboration process in the chorographic/musical composition as a whole; secondly a
critical analysis of the articulation of these elements considering their influence on the
creative process and the resulting art work. The subsequent arguments alternate with “Os
Psiquismos de Tristão Ventura” (“The Psychisms of Tristão Ventura”), 14 stories that
explore a literary narrative about the creative collaboration between choreographers and
composers. Each of these stories presents itself as a form of empirical staging of a given
conceptual proposition. The plot has as its main purpose shifting the objectivity of the
dissertation to the subjectivity of the literary representation. The juxtaposition between
esthetical intensity and conceptual contextualisation enables the reader the opportunity to
simulate a direct relationship with the experience of collaboration. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette dissertation de thèse est une étude portant sur la collaboration
compositionnelle entre chorégraphes et compositeurs musicaux. Elle est fondée sur une
structure théorique qui organise la réflexion sur cette collaboration à partir d'un cadre
conceptuel éminemment philosophique. Notre recherche s’efforce de répondre à deux
questions: la première concerne d'identification des éléments de base, fondamentaux et
permanents, qui constituent l'ensemble du processus de collaboration chorégraphico-
musicale, tandis que la seconde concerne l’articulation de ces éléments, ainsi que la façon
dont ils peuvent affecter le processus de création et le travail qui en résulte.
L’argumentation qui sous-tend cette réflexion est entrecoupée par “Os Psiquismos de
Tristão Ventura” (“Les Psychismes de Tristão Ventura”), un ensemble de quatorze récits
qui illustrent la collaboration entre chorégraphes et compositeurs musicaux. Chacun de
ces récits se présente comme une sorte de mise en scène empirique d'une proposition
conceptuelle donnée et sa formulation répond à l'ambition première d’opérer un
glissement de l'objectivité de la thèse vers la subjectivité de la représentation littéraire,
grâce à une expérience esthétique parallèle à la contextualisation conceptuelle, qui
permettra au lecteur d'observer directement la collaboration entre chorégraphes et
musiciens. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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