http://repositorio.unb.br/handle/10482/41601
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2020_VanessaSantamalvinadosSantos.pdf | 64,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Desenhando trajetórias de desenvolvimento humano : uma experiência dialógica na educação integral |
Autor : | Santos, Vanessa Santamalvina dos |
Orientador(es):: | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto:: | Educação integral Práticas dialógicas na escola Desenvolvimento e Cultura Significação de si |
Fecha de publicación : | 6-ago-2021 |
Data de defesa:: | 27-nov-2020 |
Citación : | SANTOS, Vanessa Santamalvina dos. Desenhando trajetórias de desenvolvimento humano: uma experiência dialógica na educação integral. 2020. 217 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Para a implementação da Escola em Tempo Integral no Brasil, priorizaram-se escolas da rede pública com índice de nível socioeconômico baixo ou muito baixo, e com baixo desempenho no IDEB. Pretendeu-se a redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, bem como na melhoria dos resultados de aprendizagens. Entretanto, a revisão da literatura demonstrou diversas faces da Educação Integral. Além de diferentes abordagens, falta de consenso sobre seu sentido e significado, heterogeneidade de atividades, muitas sem articulação pedagógica e pouco transformadoras. Por isso, busca-se compreender o desenvolvimento do self em contextos educativos que precisam de intervenção. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os processos de significação de si a partir de uma experiência dialógica com um grupo de meninas de 12 a 14 anos, participantes da jornada escolar ampliada de nove horas diárias. Está alicerçada nos fundamentos da Psicologia Cultural e utiliza o construto do sistema de self dialógico. Foi desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal localizada em uma região considerada carente e vulnerável e com alto índice de violência. As participantes tomaram parte no projeto de construção de autobiografias denominado “Meninas em quadrinhos”, implementado pela pesquisadora na própria escola. O projeto explorou a “História das Mulheres” como campo temático para provocar reflexões a partir da relação entre o conhecimento histórico às suas trajetórias de vidas. Foram realizadas oficinas que englobaram leitura coletiva, produção individual de histórias em quadrinhos autobiográficas e rodas de conversa. A análise considerou os posicionamentos pessoais através das criações individuais e enunciados emergidos nas rodas de conversa e o lugar do outro na configuração do posicionamento subjetivo, considerando o self em sua forma polifônica e dinâmica. Os resultados consideram a peculiaridade das interações sociais no ambiente escolar e sua relação com o mundo a partir das rodas de conversa, a importância das relações afetivas no sentido de proporcionar melhor qualidade nas interações sociais em contextos educativos e a Pedagogia Dialógica indicando o papel do professor como um mediador e instrutor do discurso, no sentido de colocar o aluno em contato com vozes historicamente relevantes, estimuladas a partir de enunciados e endereçamentos, visando à coconstrução do conhecimento. |
Abstract: | When the Full-time School System started in Brazil, priority was given to public schools with low or very low socioeconomic status, and with low performance in official ranking. The aim was at reducing dropout, failure, distortion of age/grade, as well as improving learning results. However, a literature review demonstrated some problematic issues about full-time education. Therefore, this current research seeks to understand the development of the self in educational contexts that need intervention. Its general objective is to understand the processes of selfmeaning making within a dialogical experience with a group of four girls from 12 to 14 years enrolled in the extended school day of nine hours. It is based on the foundations of Cultural Psychology and uses the construct of the dialogical self-system. Participants took part in the “Girls in comics” project, an autobiography atelier, implemented by the researcher at the school. The Project explored the theme “Women's History”, through which she sought to provoke reflections from the relationship between historical knowledge and their life trajectories. Workshops involved three moments: collective reading, individual autobiographical comics’ production, and conversation circle. The analysis considered (1) the self-meaning making based on their individually created narratives; (2) utterances that emerged in the conversation circles; and also (3) the place of the social other in the dialogue, considering the self in its polyphonic and dynamic form. Results suggest the peculiarity of social interactions in the school environment and its relationship with the world from the conversation circles, the importance of affective relationships in order to provide better quality in social interactions in educational contexts, and dialogic approach indicating the role of the teacher as a mediator and instructor of discourse, in order to put the student in contact with historically relevant voices, stimulated from utterances and addresses, aiming at the co-construction of knowing about themselves |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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