http://repositorio.unb.br/handle/10482/41502
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2021_RobertoPorteladeCastro.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Análise de risco de atraso em obras militares usando um sistema híbrido neuro-fuzzy |
Otros títulos : | Risk analysis of delay in military works using a neuro-fuzzy hybrid system |
Autor : | Castro, Roberto Portela de |
metadata.dc.contributor.email: | castrorpc2001@gmail.com |
Orientador(es):: | Carvalho, Michele Tereza Marques |
Assunto:: | Inteligência artificial Análise de risco Atrasos em obras Sistemas híbridos neuro-fuzzy Redes neurais artificiais |
Fecha de publicación : | 26-jul-2021 |
Data de defesa:: | 9-abr-2021 |
Citación : | CASTRO, Roberto Portela de. Análise de risco de atraso em obras militares usando um sistema híbrido neuro-fuzzy. 2021. 212 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumen : | Os atrasos nos projetos estão entre os maiores desafios enfrentados pela indústria da construção civil. O ambiente complexo e dinâmico, onde os projetos se desenvolvem, geram riscos e incertezas. Na Administração Pública, o que inclui as obras militares, a análise de risco de atraso é um dos grandes desafios que impacta no sucesso de vários projetos de construção, repercutindo em metas estratégicas vitais para a sociedade. Os avanços tecnológicos advindos da indústria 4.0, têm levado o setor de construção civil a um crescimento explosivo na quantidade de dados gerados e armazenados ao longo do ciclo de vida da edificação. Essa massa de dados tem proporcionado oportunidades e desafios para o gerenciamento de risco de atraso em obras. Os desafios estão relacionados ao processamento de dados de forma associada com a experiência e o conhecimento dos profissionais. Neste sentido, a Inteligência Artificial oferece um conjunto de técnicas de aprendizado de máquina capazes de aprender por meio de uma base de dados e de informações linguísticas, é o caso dos sistemas híbridos neuro-fuzzy. Neste trabalho, foi proposto, desenvolvido, treinado e testado um modelo híbrido composto de um Sistema de Inferência Adaptativo Neuro-Fuzzy (ANFIS) associado a uma rede neural artificial (RNA) capaz de classificar o nível de risco de atraso de uma obra e estimar o atraso esperado com base em dados de obras anteriores e na opinião de especialistas. A metodologia de pesquisa foi baseada no Design Science Research (DSR), para produção de um artefato. Para definição das variáveis de entrada do modelo, foram realizadas revisões sistemáticas da literatura associadas a outras técnicas (Delphi, questionários e Diagrama de Pareto) para definição dos principais grupos e fatores de risco associados com atraso de obras militares. Para o modelo ANFIS a base de dados foi dividida em treinamento validação e teste, resultando em uma acurácia de 98.04% sob a base de teste. Já o modelo de RNA, usou a validação cruzada e obteve um R2 ajustado de 92.71%. Uma análise de sensibilidade permitiu identificar as variáveis mais representativas para formação do modelo. O estudo demonstra a grande potencialidade de predição de modelos de aprendizado de máquina na análise e risco de atraso em obras. Ao final, cabe ressaltar, a relevância deste trabalho sob a perspectiva do valor prático (para um caso específico) e do valor acadêmico (produção de conhecimento). No primeiro, destaca-se capacidade de generalização do artefato desenvolvido para outras classes de problemas, permitindo que o conhecimento gerado em uma situação específica possa ser aplicado a outras situações enfrentadas por diversas organizações públicas e privadas, com outras tipologias de riscos ou de projetos, até mesmo fora do Setor da Construção Civil. Já com relação ao valor acadêmico, este trabalho tem como diferencial, o desenvolvimento de um Sistema híbrido neuro-fuzzy, permitindo explorar as potencialidades dos subsistemas dentro de uma mesma solução, enquanto a maioria dos trabalhos pesquisados abordaram as técnicas de Aprendizado de Máquina de forma isolada. Outra contribuição científica é o desenvolvimento do artefato em Python, uma linguagem de programação aberta e gratuita, abordagem pouco comum entre os trabalhos pesquisados, sendo preferida a utilização de softwares proprietários. |
Abstract: | Project delays are among the biggest challenges facing the construction industry. The complex and dynamic environment, where projects are developed, creates risks and uncertainties. In public administration, which includes military works, delay risk analysis is one of the major challenges that impacts on the success of several construction projects, with repercussions on vital strategic goals for society. The technological advances coming from industry 4.0, have led the civil construction sector to an explosive growth in the amount of data generated and stored throughout the life cycle of the building. This mass of data has provided opportunities and challenges for the management of risk of delay in works. The challenges are related to data processing in a way associated with the experience and knowledge of professionals. In this sense, Artificial Intelligence offers a set of machine learning techniques capable of learning through a database and linguistic information, such as the neuro-fuzzy hybrid systems. In this work, it was proposed, developed, trained and tested a hybrid model composed of an Adaptive Neuro-Fuzzy Inference System (ANFIS) associated with an artificial neural network (ANN) capable of classifying the level of risk of delay in a work and estimating the expected delay based on data from previous works and the opinion of experts. The research methodology was based on Design Science Research (DSR), for the production of an artifact. To define the input variables of the model, systematic reviews of the literature associated with other techniques (Delphi, questionnaires and Pareto Diagram) were carried out to define the main groups and risk factors associated with delayed military works. For the ANFIS model, the database was divided into validation and test training, resulting in an accuracy of 98.04% on a test basis. The RNA model, on the other hand, used cross-validation and obtained an adjusted R2 of 92.71%. A sensitivity analysis made it possible to identify the most representative variables for forming the model. The study demonstrates the great potential of predicting machine learning models in the analysis and risk of delay in works. In the end, it is worth mentioning the relevance of this work from the perspective of practical value (for a specific case) and academic value (knowledge production). In the first, the ability to generalize the artifact developed for other classes of problems stands out, allowing the knowledge generated in a specific situation to be applied to other situations faced by different public and private organizations, with other types of risks or projects, even outside the Civil Construction Sector. Regarding the academic value, this work has as a differential, the development of a neuro-fuzzy hybrid system, allowing to explore the potential of the subsystems within the same solution, while most of the researched works approached the Machine Learning techniques in an isolated way. Another scientific contribution is the development of the Python artifact, an open and free programming language, an unusual approach among the researched works, with the use of proprietary software being preferred. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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