Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Michele Tereza Marques | - |
dc.contributor.author | Castro, Roberto Portela de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T19:58:23Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T19:58:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-09 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Roberto Portela de. Análise de risco de atraso em obras militares usando um sistema híbrido neuro-fuzzy. 2021. 212 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41502 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os atrasos nos projetos estão entre os maiores desafios enfrentados pela indústria da
construção civil. O ambiente complexo e dinâmico, onde os projetos se desenvolvem, geram
riscos e incertezas. Na Administração Pública, o que inclui as obras militares, a análise de risco
de atraso é um dos grandes desafios que impacta no sucesso de vários projetos de construção,
repercutindo em metas estratégicas vitais para a sociedade. Os avanços tecnológicos advindos
da indústria 4.0, têm levado o setor de construção civil a um crescimento explosivo na
quantidade de dados gerados e armazenados ao longo do ciclo de vida da edificação. Essa massa
de dados tem proporcionado oportunidades e desafios para o gerenciamento de risco de atraso
em obras. Os desafios estão relacionados ao processamento de dados de forma associada com
a experiência e o conhecimento dos profissionais. Neste sentido, a Inteligência Artificial oferece
um conjunto de técnicas de aprendizado de máquina capazes de aprender por meio de uma base
de dados e de informações linguísticas, é o caso dos sistemas híbridos neuro-fuzzy. Neste
trabalho, foi proposto, desenvolvido, treinado e testado um modelo híbrido composto de um
Sistema de Inferência Adaptativo Neuro-Fuzzy (ANFIS) associado a uma rede neural artificial
(RNA) capaz de classificar o nível de risco de atraso de uma obra e estimar o atraso esperado
com base em dados de obras anteriores e na opinião de especialistas. A metodologia de pesquisa
foi baseada no Design Science Research (DSR), para produção de um artefato. Para definição
das variáveis de entrada do modelo, foram realizadas revisões sistemáticas da literatura
associadas a outras técnicas (Delphi, questionários e Diagrama de Pareto) para definição dos
principais grupos e fatores de risco associados com atraso de obras militares. Para o modelo
ANFIS a base de dados foi dividida em treinamento validação e teste, resultando em uma
acurácia de 98.04% sob a base de teste. Já o modelo de RNA, usou a validação cruzada e obteve
um R2
ajustado de 92.71%. Uma análise de sensibilidade permitiu identificar as variáveis mais
representativas para formação do modelo. O estudo demonstra a grande potencialidade de
predição de modelos de aprendizado de máquina na análise e risco de atraso em obras. Ao final,
cabe ressaltar, a relevância deste trabalho sob a perspectiva do valor prático (para um caso
específico) e do valor acadêmico (produção de conhecimento). No primeiro, destaca-se
capacidade de generalização do artefato desenvolvido para outras classes de problemas,
permitindo que o conhecimento gerado em uma situação específica possa ser aplicado a outras
situações enfrentadas por diversas organizações públicas e privadas, com outras tipologias de
riscos ou de projetos, até mesmo fora do Setor da Construção Civil. Já com relação ao valor
acadêmico, este trabalho tem como diferencial, o desenvolvimento de um Sistema híbrido
neuro-fuzzy, permitindo explorar as potencialidades dos subsistemas dentro de uma mesma
solução, enquanto a maioria dos trabalhos pesquisados abordaram as técnicas de Aprendizado
de Máquina de forma isolada. Outra contribuição científica é o desenvolvimento do artefato em
Python, uma linguagem de programação aberta e gratuita, abordagem pouco comum entre os
trabalhos pesquisados, sendo preferida a utilização de softwares proprietários. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de risco de atraso em obras militares usando um sistema híbrido neuro-fuzzy | pt_BR |
dc.title.alternative | Risk analysis of delay in military works using a neuro-fuzzy hybrid system | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de risco | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atrasos em obras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas híbridos neuro-fuzzy | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes neurais artificiais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Project delays are among the biggest challenges facing the construction industry. The complex
and dynamic environment, where projects are developed, creates risks and uncertainties. In
public administration, which includes military works, delay risk analysis is one of the major
challenges that impacts on the success of several construction projects, with repercussions on
vital strategic goals for society. The technological advances coming from industry 4.0, have led
the civil construction sector to an explosive growth in the amount of data generated and stored
throughout the life cycle of the building. This mass of data has provided opportunities and
challenges for the management of risk of delay in works. The challenges are related to data
processing in a way associated with the experience and knowledge of professionals. In this
sense, Artificial Intelligence offers a set of machine learning techniques capable of learning
through a database and linguistic information, such as the neuro-fuzzy hybrid systems. In this
work, it was proposed, developed, trained and tested a hybrid model composed of an Adaptive
Neuro-Fuzzy Inference System (ANFIS) associated with an artificial neural network (ANN)
capable of classifying the level of risk of delay in a work and estimating the expected delay
based on data from previous works and the opinion of experts. The research methodology was
based on Design Science Research (DSR), for the production of an artifact. To define the input
variables of the model, systematic reviews of the literature associated with other techniques
(Delphi, questionnaires and Pareto Diagram) were carried out to define the main groups and
risk factors associated with delayed military works. For the ANFIS model, the database was
divided into validation and test training, resulting in an accuracy of 98.04% on a test basis. The
RNA model, on the other hand, used cross-validation and obtained an adjusted R2 of 92.71%.
A sensitivity analysis made it possible to identify the most representative variables for forming
the model. The study demonstrates the great potential of predicting machine learning models in
the analysis and risk of delay in works. In the end, it is worth mentioning the relevance of this
work from the perspective of practical value (for a specific case) and academic value
(knowledge production). In the first, the ability to generalize the artifact developed for other
classes of problems stands out, allowing the knowledge generated in a specific situation to be
applied to other situations faced by different public and private organizations, with other types
of risks or projects, even outside the Civil Construction Sector. Regarding the academic value,
this work has as a differential, the development of a neuro-fuzzy hybrid system, allowing to
explore the potential of the subsystems within the same solution, while most of the researched
works approached the Machine Learning techniques in an isolated way. Another scientific
contribution is the development of the Python artifact, an open and free programming language,
an unusual approach among the researched works, with the use of proprietary software being
preferred. | pt_BR |
dc.contributor.email | castrorpc2001@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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