http://repositorio.unb.br/handle/10482/41384
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2021_LêniaMárciaGonçalves.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Interações triádicas na educação precoce : análise dos sistemas semióticos do bebê prematuro |
Autor : | Gonçalves, Lênia Márcia |
metadata.dc.contributor.email: | leniamg@hotmail.com |
Orientador(es):: | Mieto, Gabriela Sousa de Melo |
Assunto:: | Pragmática do objeto Bebês Prematuridade Educação precoce Prematuros |
Fecha de publicación : | 12-jul-2021 |
Data de defesa:: | 2-mar-2021 |
Citación : | GONÇALVES, Lênia Márcia. IInterações triádicas na educação precoce : análise dos sistemas semióticos do bebê prematuro. 2021. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumen : | Este estudo teve por objetivo investigar os sistemas semióticos construídos por meio das interações de bebês prematuros-professores-objetos atendidos em programas de educação precoce. A teoria pragmática do objeto pressupõe que os objetos possuem características físicas, mas sobretudo culturais e sócio-históricas, se configurando como um dos protagonistas das interações triádicas, unidade mínima de análise do desenvolvimento dos processos semióticos e da construção do pensamento. A inserção do bebê nascido a termo no universo semiótico começa desde muito cedo, antes que ele seja capaz de se comunicar por meio da linguagem verbal articulada. Bebês prematuros, entretanto, geralmente necessitam permanecer em incubadoras logo após seu nascimento, o que pode dificultar as interações triádicas durante o período de internação em UTIN. Considerando as repercussões desta situação no desenvolvimento dos sistemas semióticos destes bebês atendidos em programas de intervenções educativas precoces, foi realizada a análise microgenética das interações professora-objeto-bebê aos 12, 13 e 14 meses de idade cronológica, se configurando como uma pesquisa empírica qualitativa de corte longitudinal. Estes momentos foram vídeo gravados, descritos e analisados com o apoio do ELAN 5.8, software de análise de áudio e vídeo. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar da educação precoce, durante a qual foram utilizados três objetos/brinquedos nas interações professora-bebê-objeto. As categorias de análise se basearam em estudos anteriores com este referencial teórico, acrescidas de subcategorias complementares. Foram analisados os usos dos objetos pelo bebê e pela professora e seus diferentes níveis de complexidade, bem como os mediadores semióticos comunicativos não verbais e verbais que perpassam estas tríades ao longo dos meses, como os gestos. Os resultados indicam que bebês prematuros moderados entre 12 meses e 14 meses usam os objetos de forma não canônica prioritariamente, embora já apresentem o uso protocanônico e o canônico, com pequena defasagem em comparação com estudos realizados com bebês a termo. Esta defasagem, possivelmente está relacionada ao período que estes bebês estiveram em UTIN e incubadora, onde as interações triádicas ocorrem de forma atípica, além da diferença entre idade cronológica e idade corrigida. A professora agiu de maneira intencional no processo de introdução da criança na cultura e no universo semiótico, buscando comunicar-se de diferentes maneiras com o bebê por meio de sistemas semióticos verbais e não verbais, especialmente pelos gestos ostensivos, seguidos pelas demonstrações dos diferentes usos dos objetos. Seu papel educativo foi fundamental na aquisição dos sistemas semióticos por parte do bebê. |
Abstract: | This study aimed to investigate the semiotic systems built through the interactions of premature babies seen in ely education program -teacher-objects The pragmatic theory of the object presupposes that the objects have physical , as well as all cultural and characteristics socio historical, being configured as one of the protagonists of triadic interactions, a minimum unit of analysis of the development of semiotic processes and the construction of thought. The insertion of the term baby in the semiotic universe begins at a very early age, before he is able to communicate through articulated verbal language. Premature babies, however, generally need to remain in incubators shortly after birth, which can make triadic interactions difficult during the NICU stay. Considering the repercussions of this situation on the development of the semiotic systems of these babies seen in early educational intervention programs, a microgenetic analysis of teacher-object-baby interactions at 12, 13 and 14 months of age was performed, configuring itself as a qualitative empirical research longitudinal cut. These moments were video recorded, described and analyzed with the support of ELAN 5.8, an audio and video analysis software. This research was carried out in an early education school environment, during which three objects / toys were used in teacher-baby-object interactions. The analysis categories were based on previous studies with this theoretical framework, plus complementary subcategories. The uses of the objects by the baby and the teacher and their different levels of complexity were analyzed, as well as the non-verbal and verbal semiotic communicative mediators that passed through these triads over the months as the gestures. The results indicate that moderate premature babies between 12 months and 14 months use the objects in a non-canonical way as a priority, although they already have protocanonical and canonical use, with a small lag compared to studies carried out with term babies. This lag is possibly related to the period during which these babies were in the NICU and incubator, where triadic interactions occur in an atypical way, in addition to the difference between chronological age and corrected age. The teacher acted intentionally in the process of introducing the child into the culture and the semiotic universe, seeking to communicate in different ways with the baby through verbal and non-verbal semiotic systems, especially through ostensive gestures followed by demonstrations of the different uses of objects. The teacher’s educational role was fundamental in the acquisition of semiotic systems by the baby. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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