Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mieto, Gabriela Sousa de Melo | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Lênia Márcia | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T15:45:26Z | - |
dc.date.available | 2021-07-12T15:45:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-02 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Lênia Márcia. IInterações triádicas na educação precoce : análise dos sistemas semióticos do bebê prematuro. 2021. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41384 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve por objetivo investigar os sistemas semióticos construídos por meio das
interações de bebês prematuros-professores-objetos atendidos em programas de educação
precoce. A teoria pragmática do objeto pressupõe que os objetos possuem características
físicas, mas sobretudo culturais e sócio-históricas, se configurando como um dos protagonistas
das interações triádicas, unidade mínima de análise do desenvolvimento dos processos
semióticos e da construção do pensamento. A inserção do bebê nascido a termo no universo
semiótico começa desde muito cedo, antes que ele seja capaz de se comunicar por meio da
linguagem verbal articulada. Bebês prematuros, entretanto, geralmente necessitam
permanecer em incubadoras logo após seu nascimento, o que pode dificultar as interações
triádicas durante o período de internação em UTIN. Considerando as repercussões desta
situação no desenvolvimento dos sistemas semióticos destes bebês atendidos em programas
de intervenções educativas precoces, foi realizada a análise microgenética das interações
professora-objeto-bebê aos 12, 13 e 14 meses de idade cronológica, se configurando como uma pesquisa empírica qualitativa de corte longitudinal. Estes momentos foram vídeo
gravados, descritos e analisados com o apoio do ELAN 5.8, software de análise de áudio e
vídeo. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar da educação precoce, durante a qual
foram utilizados três objetos/brinquedos nas interações professora-bebê-objeto. As categorias
de análise se basearam em estudos anteriores com este referencial teórico, acrescidas de
subcategorias complementares. Foram analisados os usos dos objetos pelo bebê e pela
professora e seus diferentes níveis de complexidade, bem como os mediadores semióticos
comunicativos não verbais e verbais que perpassam estas tríades ao longo dos meses, como
os gestos. Os resultados indicam que bebês prematuros moderados entre 12 meses e 14
meses usam os objetos de forma não canônica prioritariamente, embora já apresentem o uso
protocanônico e o canônico, com pequena defasagem em comparação com estudos realizados
com bebês a termo. Esta defasagem, possivelmente está relacionada ao período que estes
bebês estiveram em UTIN e incubadora, onde as interações triádicas ocorrem de forma atípica,
além da diferença entre idade cronológica e idade corrigida. A professora agiu de maneira
intencional no processo de introdução da criança na cultura e no universo semiótico, buscando
comunicar-se de diferentes maneiras com o bebê por meio de sistemas semióticos verbais e
não verbais, especialmente pelos gestos ostensivos, seguidos pelas demonstrações dos
diferentes usos dos objetos. Seu papel educativo foi fundamental na aquisição dos sistemas
semióticos por parte do bebê. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Interações triádicas na educação precoce : análise dos sistemas semióticos do bebê prematuro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pragmática do objeto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bebês | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prematuridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação precoce | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prematuros | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to investigate the semiotic systems built through the interactions of premature
babies seen in ely education program -teacher-objects The pragmatic theory of the object
presupposes that the objects have physical , as well as all cultural and characteristics socio historical, being configured as one of the protagonists of triadic interactions, a minimum unit of
analysis of the development of semiotic processes and the construction of thought. The insertion of the term baby in the semiotic universe begins at a very early age, before he is able
to communicate through articulated verbal language. Premature babies, however, generally
need to remain in incubators shortly after birth, which can make triadic interactions difficult
during the NICU stay. Considering the repercussions of this situation on the development of the
semiotic systems of these babies seen in early educational intervention programs, a
microgenetic analysis of teacher-object-baby interactions at 12, 13 and 14 months of age was
performed, configuring itself as a qualitative empirical research longitudinal cut. These moments
were video recorded, described and analyzed with the support of ELAN 5.8, an audio and video
analysis software. This research was carried out in an early education school environment,
during which three objects / toys were used in teacher-baby-object interactions. The analysis
categories were based on previous studies with this theoretical framework, plus complementary
subcategories. The uses of the objects by the baby and the teacher and their different levels of
complexity were analyzed, as well as the non-verbal and verbal semiotic communicative
mediators that passed through these triads over the months as the gestures. The results
indicate that moderate premature babies between 12 months and 14 months use the objects in
a non-canonical way as a priority, although they already have protocanonical and canonical
use, with a small lag compared to studies carried out with term babies. This lag is possibly
related to the period during which these babies were in the NICU and incubator, where triadic
interactions occur in an atypical way, in addition to the difference between chronological age
and corrected age. The teacher acted intentionally in the process of introducing the child into
the culture and the semiotic universe, seeking to communicate in different ways with the baby
through verbal and non-verbal semiotic systems, especially through ostensive gestures followed
by demonstrations of the different uses of objects. The teacher’s educational role was
fundamental in the acquisition of semiotic systems by the baby. | pt_BR |
dc.contributor.email | leniamg@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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