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Título: Movimentos e (re)mapeamentos de mulheres negras na literatura brasileira contemporânea
Autor(es): Oliveira, Calila das Mercês
E-mail do autor: caliladasmerces@gmail.com
Orientador(es): Dalcastagnè, Regina
Assunto: Autorias negras
Literatura contemporânea
Mulheres negras
Trançar pensamento
Mulheres na literatura
Data de publicação: 25-Mai-2021
Referência: OLIVEIRA, Calila das Mercês. Movimentos e (re)mapeamentos de mulheres negras na literatura brasileira contemporânea. 2020. 220 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Por meio desta tese, compartilho movimentos de pessoas negras, especialmente mulheres negras – escritoras, pesquisadoras e personagens – na literatura brasileira contemporânea. Apresento (re)mapeamentos que possibilitam ampliar olhares e realizar conexões com a pluriversalidade das mulheres negras nos campos literário e social. A trilha, abraçada pela poética das águas, perpassa por obras, personagens e trajetórias de autoras-faróis da literatura brasileira e negra como Maria Firmina dos Reis, Ruth Guimarães, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Mãe Stella de Oxóssi e Aline França. Desagua por marcas e escritos que seguem a ideia de individual-coletivo de Ana Maria Gonçalves, Geni Guimarães, Marilene Felinto, dentre outras ialodês e pessoas afrodiaspóricas. Com o desenvolvimento do projeto Escritoras Negras da Bahia, este movimento desembocou ainda em falas e obras literárias de Aidil Araújo Lima, Jovina Souza, Rita Santana, Lívia Natália, Deisiane Barbosa, Louise Queiroz, Vânia Melo e Érica Azevêdo. A tese tem o compromisso de trançar pensamentos com epistemes negras de teóricas/os, pesquisadoras/es e com outras/os artistas negras/os contemporâneas/os, evidenciando as interlocuções com a literatura e com demais conhecimentos. Nesse percurso, o mover-se negro contemporâneo aqui descrito utiliza-se de recursos – escrevivências, oralitura, biointeração, encruzilhadas, dentre outros – e possibilidades de distanciamento das amarras coloniais, optando por estratégias de reintegração de posse e de ensinamentos que se baseiam, por exemplo, em adinkras como sankofa e aya e na metodologia de colocar água dentro de casa. As águas – dos mares, das chuvas, dos rios e tanques de terra - assim como os movimentos de mulheres negras nos convidam a observar a circularidade e a (in)constância presentes nelas e, com isso a necessidade de remapearmos para extrapolar escalas reduzidas e atentarmos às imagens que as pessoas negras estão produzindo sobre si mesmas.
Abstract: Through this thesis, I share movements of Black people, especially Black women - writers, researchers and characters - in contemporary Brazilian literature. I present some epistemic remappings, which make it possible to broaden views and make connections with the pluriversality of Black women in the literary and social fields. The trail, embraced by the poetics of water, runs through works, characters and trajectories of leading authors of Brazilian and Black literature such as Maria Firmina dos Reis, Ruth Guimarães, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Mãe Stella de Oxóssi and Aline França. It flows through impressions and writings that follow the idea of individual-collective of Ana Maria Gonçalves, Geni Guimarães, Marilene Felinto, among other ialodês and afro diasporic people. On account of the development of the project Black Writers from Bahia State [Escritoras Negras da Bahia], this movement also leads to speeches and literary works of Aidil Araújo Lima, Jovina Souza, Rita Santana, Lívia Natália, Deisiane Barbosa, Louise Queiroz, Vânia Melo and Érica Azevêdo. The thesis is committed to braiding thoughts with Black epistemes of theorists, researchers and with other Black artists / contemporaries, showing its interlocutions with literature and other knowledge. In this way, the contemporary Black movement described here take hold of resources - escrevivência, oralitura, encruzilhada, among others - and possibilities of distancing from colonial ties, opting to implement ownership repossession and lessons that are based on, for example, adinkras like sankofa and aya and in the methodology to put water inside the house. The waters - of the seas, rains, rivers and water tanks - as well as the movements of Black women invite us to observe the circularity and (in)constancy present in them and, thus, the need to remap, to extrapolate reduced scales and pay attention to the images that Black people are producing about themselves.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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