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Título: “A cidade inteira é minha” : representações e territorialidades nos grafites de Brasília
Autor(es): Almendra, Renata Silva
Orientador(es): Derntl, Maria Fernanda
Assunto: Grafite
Intervenção urbana
Brasília (DF) - arte
História urbana
Data de publicação: 11-Mai-2021
Referência: ALMENDRA, Renata Silva. “A cidade inteira é minha”: representações e territorialidades nos grafites de Brasília. 2020. 321 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho busca fazer uma análise dos grafites realizados em Brasília a partir de um olhar da História Cultural. Ao interpelar essas intervenções urbanas em seus sentidos representacionais e territoriais, acessamos narrativas da/sobre a cidade, reveladoras das dinâmicas estabelecidas pelos grafiteiros em relação à urbe como espaço de experiência. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são imagens fotográficas dos grafites impostos nos espaços públicos de Brasília e depoimentos de grafiteiros coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, que são analisadas em diálogo com uma bibliografia interdisciplinar e com reportagens de jornais que abordam o assunto. Entendemos que a execução de grafites em Brasília encontra desafios espaciais e sociais pelo seu ordenamento urbano, dando uma singularidade à sua prática na cidade modernista. Assim, esta pesquisa analisa a atuação de grafiteiros na Capital Federal, evidenciando formas de representação da cidade a partir das relações de pertencimento ou não aos seus espaços. A análise contribui para demonstrar que o grafite não é uma intervenção urbana de caráter marginal ou alternativo a formas aceitas ou institucionalizadas, mas envolve uma reinterpretação de códigos, símbolos e narrativas sobre Brasília e, desse modo, leva a ver problemas da vida na metrópole contemporânea, principalmente no campo dos conflitos entre o âmbito público e o privado e das disparidades sociais.
Abstract: This study seeks to analyze the graffiti performances in Brasília from a Cultural History perspective. When questioning these urban interventions in their territorial and representational senses, we access narratives of/about the city, revealing the dynamics established by graffiti artists in relation to the town as a space of experience. The documental sources used in the research are photographic images of graffiti in public spaces of Brasília and testimonies of graffiti performers obtained through semi-structured interviews, analyzed in harmony with an interdisciplinary bibliography and with newspaper articles that address the subject. We understand that graffiti performance in Brasília meets spatial and social challenges due to its urban planning, resulting in a singularity to its practice in the modernist city. Thus, this research analyzes the performance of graffiti artists in the Federal Capital, pointing out ways of depicting the city from the relations of belonging or not to its spaces. The analysis pitches in to demonstrate that graffiti is not an urban intervention of marginal or alternative character to accepted or institutionalized forms, but it involves a reinterpretation of codes, symbols and narratives about Brasília and, therefore, it leads to seeing problems of life in the contemporary metropolis, mainly in the context of the conflicts between the public and private spheres and the social disparities.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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