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2020_RenataSilvaAlmendra.pdf13,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDerntl, Maria Fernanda-
dc.contributor.authorAlmendra, Renata Silva-
dc.date.accessioned2021-05-12T01:53:04Z-
dc.date.available2021-05-12T01:53:04Z-
dc.date.issued2021-05-11-
dc.date.submitted2020-12-10-
dc.identifier.citationALMENDRA, Renata Silva. “A cidade inteira é minha”: representações e territorialidades nos grafites de Brasília. 2020. 321 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40892-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca fazer uma análise dos grafites realizados em Brasília a partir de um olhar da História Cultural. Ao interpelar essas intervenções urbanas em seus sentidos representacionais e territoriais, acessamos narrativas da/sobre a cidade, reveladoras das dinâmicas estabelecidas pelos grafiteiros em relação à urbe como espaço de experiência. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são imagens fotográficas dos grafites impostos nos espaços públicos de Brasília e depoimentos de grafiteiros coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, que são analisadas em diálogo com uma bibliografia interdisciplinar e com reportagens de jornais que abordam o assunto. Entendemos que a execução de grafites em Brasília encontra desafios espaciais e sociais pelo seu ordenamento urbano, dando uma singularidade à sua prática na cidade modernista. Assim, esta pesquisa analisa a atuação de grafiteiros na Capital Federal, evidenciando formas de representação da cidade a partir das relações de pertencimento ou não aos seus espaços. A análise contribui para demonstrar que o grafite não é uma intervenção urbana de caráter marginal ou alternativo a formas aceitas ou institucionalizadas, mas envolve uma reinterpretação de códigos, símbolos e narrativas sobre Brasília e, desse modo, leva a ver problemas da vida na metrópole contemporânea, principalmente no campo dos conflitos entre o âmbito público e o privado e das disparidades sociais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“A cidade inteira é minha” : representações e territorialidades nos grafites de Brasíliapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordGrafitept_BR
dc.subject.keywordIntervenção urbanapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - artept_BR
dc.subject.keywordHistória urbanapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study seeks to analyze the graffiti performances in Brasília from a Cultural History perspective. When questioning these urban interventions in their territorial and representational senses, we access narratives of/about the city, revealing the dynamics established by graffiti artists in relation to the town as a space of experience. The documental sources used in the research are photographic images of graffiti in public spaces of Brasília and testimonies of graffiti performers obtained through semi-structured interviews, analyzed in harmony with an interdisciplinary bibliography and with newspaper articles that address the subject. We understand that graffiti performance in Brasília meets spatial and social challenges due to its urban planning, resulting in a singularity to its practice in the modernist city. Thus, this research analyzes the performance of graffiti artists in the Federal Capital, pointing out ways of depicting the city from the relations of belonging or not to its spaces. The analysis pitches in to demonstrate that graffiti is not an urban intervention of marginal or alternative character to accepted or institutionalized forms, but it involves a reinterpretation of codes, symbols and narratives about Brasília and, therefore, it leads to seeing problems of life in the contemporary metropolis, mainly in the context of the conflicts between the public and private spheres and the social disparities.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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