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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40885
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Titre: Adoção de sistema privado de ensino por escolas da rede pública do Distrito Federal
Auteur(s): Silva, Fabrícia Estevão da
metadata.dc.contributor.email: mailto:fabriest@yahoo.com.br
Orientador(es):: Cassettari, Nathália
Assunto:: Privatização da educação
Sistema privado de ensino
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
Date de publication: 11-mai-2021
Référence bibliographique: SILVA, Fabrícia Estevão da. Adoção de sistema privado de ensino por escolas da rede pública do Distrito Federal. 2020. 206 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorreu a implantação de sistema privado de ensino em escolas da rede pública do Distrito Federal – especificamente em 6 escolas da região administrativa de Samambaia. Para tanto, houve a identificação das características e atuação dos atores privados que possibilitaram tal parceria, sendo eles o Projeto Acorde e o Instituto Alfa e Beto. A investigação demonstrou que se trata de uma parceria que ocorreu por iniciativa dos gestores escolares e sem formalização por parte da Secretaria de Educação do DF, portanto, trata-se de um acordo peculiar que não envolve financiamento do setor público para aquisição do SPE, mas que estabeleceu um currículo diferente da sua rede de ensino ao implantar o sistema do Instituto Alfa e Beto nessas escolas. Os resultados encontrados na pesquisa apontam que a principal motivação dos gestores para adotarem SPE está vinculada a aprendizagem dos estudantes e que os atores privados encontraram espaço para atuação na rede de ensino do DF suprindo necessidades que não eram atendidas a contento pela SEEDF. Contudo, essa parceria traz implicações para o trabalho pedagógico das escolas e atuação dos gestores escolares e professores induzindo a uma gestão escolar voltada aos preceitos do gerencialismo.
Abstract: This research aims to investigate the occurrence of the implementation of a private education system in public schools in the Federal District, specifically in 6 schools in the administrative region of Samambaia. For that, there was the identification of the characteristics and performance of the private actors that enabled such a partnership, being the Projeto Acorde and the Instituto Alfa e Beto. The investigation begins that it is a partnership that occurs at the initiative of school managers and without formalization by the Department of Education of the DF, therefore, it is a peculiar agreement that does not involve public sector financing for the acquisition of the SPE, but which uses a different curriculum from its education network when implementing the system of Instituto Alpha e Beto in these schools. The results found in the research show that the main motivation of managers to adopt SPE is linked to student learning and that private participants inhabit space to work in the DF school system, supplying needs that were not met and satisfied by SEEDF. However, this partnership brings implementations for the pedagogical work of schools and the performance of school managers and teachers, inducing school management focused on the precepts of managerialism.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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