Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Honor, André Cabral | - |
dc.contributor.author | Santos, Danilo Pinto dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T15:54:17Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T15:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Danilo Pinto dos. Legislação para imaginária sacra na América portuguesa: análise a partir das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia (Séc. XVIII). 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40856 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação teve como objetivo analisar a legislação para Imaginária Sacra na
América Portuguesa, a partir das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia,
organizadas por D. Sebastião Monteiro da Vide (séc. XVIII). Para tanto, aprofundou o
entendimento acerca dos Direitos de Padroado que garantiram a jurisdição eclesial ao
Monarca Português, embora tenha sido exercida a partir das balizas canônicas do
ordenamento jurídico-eclesiástico em estudo. Também refletiu o contexto sócio-religioso
da América Portuguesa no século dezoito, dentro dos limites do Arcebispado
Metropolitano da Bahia, para o qual existiam o instrumento jurídico e a jurisdição
eclesial. A legislação para arte sacra imaginária cooperou com o projeto de sociedade
para as Conquistas Ultramarinas, partilhado entre a Igreja Católica e o Governo Luso no
Império Português. O trabalho é um retrato interdisciplinar das múltiplas formas da
história social na América Portuguesa Setecentista, presente na intersecção entre o
Direito, a Teologia, a Arte e a História. No processo, foi utilizada metodologia qualitativa
para a análise das fontes documentais e bibliográficas da pesquisa. Na averiguação da
hipótese, servi-mo-nos das categorias jurisdição de Antônio Manuel Hespanha (2015),
retórica de João Adolfo Hansen (2013) e consciência de Giuseppe Marcocci (2019).
Dentre os principais resultados figuraram o mapeamento dos pontos de acordo e
desacordo entre jurisdição eclesial e legislação para imaginária sacra no contexto local; o
processo jurídico-social pelo qual foi gerado ordenamento jurídico-eclesiástico
autóctone; a sistematização da reflexão acerca da legislação para imaginária sacra na
América Portuguesa; a reflexão acerca da retórica da imaginária sacra para os interesses
eclesiais e sociais da produção na sociedade colonial; a contribuição da consciência na
resolução dos conflitos entre a Santa Sé e a Coroa Lusa no tocante aos temas custodiados
pela legislação para as imagens sacras; e a finalidade e as limitações da contribuição da
normativa para imaginária sacra em aspectos do projeto de sociedade das Conquistas
Ultramarinas. A pesquisa demonstra a contribuição da legislação para imaginária sacra,
presente nas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, nos propósitos do
Governo Português e da Igreja Católica na América Portuguesa do Setecentos. As
descobertas e limites do trabalho acenam para a necessidade de continuidade da reflexão
do objeto de estudo e reclamam a realização de novas pesquisas sobre os temas em aberto,
onde se insere a contribuição das outras expressões da arte sacra no projeto de sociedade
da Santa Sé e do Império Português para as Conquistas Ultramarinas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Legislação para imaginária sacra na América portuguesa : análise a partir das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia (Séc. XVIII) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jurisdição eclesial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ordenamento jurídico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imaginária sacra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Império português | pt_BR |
dc.subject.keyword | América portuguesa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dissertation authored by Danilo Pinto dos Santos, entitled “Legislation for Sacred
Imaginary in Portuguese America: Analysis from the First Constitutions of the Archbishopric of
Bahia (18th Century)”, was presented in the Postgraduate Program in History of the Institute of
Human Sciences, University of Brasília, on November 20, 2020, under the guidance of Prof. Dr.
André Cabral Honor. The dissertation aimed to analyze the legislation for Sacred Imaginary in
Portuguese America, based on the First Constitutions of the Archbishopric of Bahia, organized
by D. Sebastião Monteiro da Vide (18th century). To this end, it deepened the understanding
about the Patronage Rights that guaranteed ecclesial jurisdiction to the Portuguese Monarch,
although it was exercised from the canonical beacons of the legal-ecclesiastical order under
study. It also reflected the socio-religious context of Portuguese America in the eighteenth
century, within the limits of the Metropolitan Archbishopric of Bahia, for which the legal instrument
and ecclesial jurisdiction existed. Legislation for imaginary sacred art cooperated with the project
of society for the Overseas Conquest, shared between the Catholic Church and the Portuguese
Government in the Portuguese Empire. The work is an interdisciplinary portrait of the multiple
forms of social history in eighteenth-century Portuguese America, present at the intersection
between law, theology, art and history. In the process, qualitative methodology was used to
analyze the documentary and bibliographic sources of the research. In investigating the
hypothesis, we used the categories jurisdiction of Antônio Manuel Hespanha (2015), rhetoric by
João Adolfo Hansen (2013) and conscience by Giuseppe Marcocci (2019). Among the main
results were the mapping of points of agreement and disagreement between ecclesial jurisdiction
and legislation for sacred imagery in the local context; the legal-social process by which the
indigenous legal-ecclesiastical order was generated; the systematization of the reflection about
the legislation for sacred imagery in Portuguese America; the reflection about the rhetoric of the
sacred imaginary for the ecclesial and social interests of production in colonial society; the
contribution of conscience in the resolution of conflicts between the Holy See and the Portuguese
Crown regarding the matters under the legislation for sacred images; and the purpose and
limitations of the normative contribution to sacred imagery in aspects of the society project of the
Overseas Conquests. The research demonstrates the contribution of legislation to sacred
imagery, present in the First Constitutions of the Archbishopric of Bahia, in the purposes of the
Portuguese Government and the Catholic Church in Portuguese America in the 17th century. The
discoveries and limits of the work point to the need to continue reflecting on the object of study
and call for further research on open issues, where the contribution of other expressions of sacred
art is inserted in the project of society of the Holy See and of the Portuguese Empire for the
Overseas Conquest. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La disertación tuvo como objetivo analizar la legislación para el Sagrado
Imaginario en la América portuguesa, basada en las Primeras Constituciones del
Arzobispado de Bahía, organizada por D. Sebastião Monteiro da Vide (siglo XVIII). Para
ello, profundizó la comprensión sobre los Derechos Patronales que garantizaban la
jurisdicción eclesial al Monarca Portugués, aunque se ejercía desde los faros canónicos
del orden jurídico-eclesiástico en estudio. También reflejó el contexto socio-religioso de
la América portuguesa en el siglo XVIII, dentro de los límites del Arzobispado
Metropolitano de Bahía, para el cual existía el instrumento legal y la jurisdicción eclesial.
La legislación para el arte sacro imaginario cooperó con el proyecto de sociedad para la
conquista de ultramar, compartido entre la Iglesia católica y el gobierno portugués en el
Imperio Portugués. La obra es un retrato interdisciplinario de las múltiples formas de
historia social en la América Portuguesa del siglo XVIII, presente en la intersección entre
Derecho, Teología, Arte e Historia. En el proceso, se utilizó metodología cualitativa para
analizar las fuentes documentales y bibliográficas de la investigación. Para investigar la
hipótesis, utilizamos las categorías jurisdicción de Antônio Manuel Hespanha (2015),
retórica de João Adolfo Hansen (2013) y conciencia de Giuseppe Marcocci (2019). Entre
los principales resultados se encuentran el mapeo de los puntos de acuerdo y desacuerdo
entre la jurisdicción eclesial y la legislación para la imaginería sagrada en el contexto
local; el proceso jurídico-social mediante el cual se generó el orden jurídico-eclesiástico
indígena; la sistematización de la reflexión sobre la legislación del imaginario sagrado en
la América portuguesa; la reflexión sobre la retórica del imaginario sagrado para los
intereses eclesiales y sociales de producción en la sociedad colonial; la contribución de
la conciencia en la resolución de conflictos entre la Santa Sede y la Corona portuguesa en
materia de legislación sobre imágenes sagradas; y el propósito y limitaciones de la
contribución normativa a la imaginería sagrada en aspectos del proyecto de sociedad de
las Conquistas de Ultramar. La investigación demuestra la contribución de la legislación
al imaginario sagrado, presente en las Primeras Constituciones del Arzobispado de Bahía,
en los propósitos del Gobierno portugués y de la Iglesia católica en la América portuguesa
en el siglo XVII. Los descubrimientos y límites de la obra apuntan a la necesidad de seguir
reflexionando sobre el objeto de estudio y exigen una mayor investigación sobre temas
abiertos, donde el aporte de otras expresiones del arte sacro se inserta en el proyecto de
sociedad de la Santa Sede y del Imperio Portugués para la Conquista de Ultramar. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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