http://repositorio.unb.br/handle/10482/40856
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2020_DaniloPintodosSantos.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Legislação para imaginária sacra na América portuguesa : análise a partir das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia (Séc. XVIII) |
Auteur(s): | Santos, Danilo Pinto dos |
Orientador(es):: | Honor, André Cabral |
Assunto:: | Jurisdição eclesial Ordenamento jurídico Imaginária sacra Império português América portuguesa |
Date de publication: | 10-mai-2021 |
Data de defesa:: | 20-nov-2020 |
Référence bibliographique: | SANTOS, Danilo Pinto dos. Legislação para imaginária sacra na América portuguesa: análise a partir das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia (Séc. XVIII). 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | A dissertação teve como objetivo analisar a legislação para Imaginária Sacra na América Portuguesa, a partir das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, organizadas por D. Sebastião Monteiro da Vide (séc. XVIII). Para tanto, aprofundou o entendimento acerca dos Direitos de Padroado que garantiram a jurisdição eclesial ao Monarca Português, embora tenha sido exercida a partir das balizas canônicas do ordenamento jurídico-eclesiástico em estudo. Também refletiu o contexto sócio-religioso da América Portuguesa no século dezoito, dentro dos limites do Arcebispado Metropolitano da Bahia, para o qual existiam o instrumento jurídico e a jurisdição eclesial. A legislação para arte sacra imaginária cooperou com o projeto de sociedade para as Conquistas Ultramarinas, partilhado entre a Igreja Católica e o Governo Luso no Império Português. O trabalho é um retrato interdisciplinar das múltiplas formas da história social na América Portuguesa Setecentista, presente na intersecção entre o Direito, a Teologia, a Arte e a História. No processo, foi utilizada metodologia qualitativa para a análise das fontes documentais e bibliográficas da pesquisa. Na averiguação da hipótese, servi-mo-nos das categorias jurisdição de Antônio Manuel Hespanha (2015), retórica de João Adolfo Hansen (2013) e consciência de Giuseppe Marcocci (2019). Dentre os principais resultados figuraram o mapeamento dos pontos de acordo e desacordo entre jurisdição eclesial e legislação para imaginária sacra no contexto local; o processo jurídico-social pelo qual foi gerado ordenamento jurídico-eclesiástico autóctone; a sistematização da reflexão acerca da legislação para imaginária sacra na América Portuguesa; a reflexão acerca da retórica da imaginária sacra para os interesses eclesiais e sociais da produção na sociedade colonial; a contribuição da consciência na resolução dos conflitos entre a Santa Sé e a Coroa Lusa no tocante aos temas custodiados pela legislação para as imagens sacras; e a finalidade e as limitações da contribuição da normativa para imaginária sacra em aspectos do projeto de sociedade das Conquistas Ultramarinas. A pesquisa demonstra a contribuição da legislação para imaginária sacra, presente nas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, nos propósitos do Governo Português e da Igreja Católica na América Portuguesa do Setecentos. As descobertas e limites do trabalho acenam para a necessidade de continuidade da reflexão do objeto de estudo e reclamam a realização de novas pesquisas sobre os temas em aberto, onde se insere a contribuição das outras expressões da arte sacra no projeto de sociedade da Santa Sé e do Império Português para as Conquistas Ultramarinas. |
Abstract: | The dissertation authored by Danilo Pinto dos Santos, entitled “Legislation for Sacred Imaginary in Portuguese America: Analysis from the First Constitutions of the Archbishopric of Bahia (18th Century)”, was presented in the Postgraduate Program in History of the Institute of Human Sciences, University of Brasília, on November 20, 2020, under the guidance of Prof. Dr. André Cabral Honor. The dissertation aimed to analyze the legislation for Sacred Imaginary in Portuguese America, based on the First Constitutions of the Archbishopric of Bahia, organized by D. Sebastião Monteiro da Vide (18th century). To this end, it deepened the understanding about the Patronage Rights that guaranteed ecclesial jurisdiction to the Portuguese Monarch, although it was exercised from the canonical beacons of the legal-ecclesiastical order under study. It also reflected the socio-religious context of Portuguese America in the eighteenth century, within the limits of the Metropolitan Archbishopric of Bahia, for which the legal instrument and ecclesial jurisdiction existed. Legislation for imaginary sacred art cooperated with the project of society for the Overseas Conquest, shared between the Catholic Church and the Portuguese Government in the Portuguese Empire. The work is an interdisciplinary portrait of the multiple forms of social history in eighteenth-century Portuguese America, present at the intersection between law, theology, art and history. In the process, qualitative methodology was used to analyze the documentary and bibliographic sources of the research. In investigating the hypothesis, we used the categories jurisdiction of Antônio Manuel Hespanha (2015), rhetoric by João Adolfo Hansen (2013) and conscience by Giuseppe Marcocci (2019). Among the main results were the mapping of points of agreement and disagreement between ecclesial jurisdiction and legislation for sacred imagery in the local context; the legal-social process by which the indigenous legal-ecclesiastical order was generated; the systematization of the reflection about the legislation for sacred imagery in Portuguese America; the reflection about the rhetoric of the sacred imaginary for the ecclesial and social interests of production in colonial society; the contribution of conscience in the resolution of conflicts between the Holy See and the Portuguese Crown regarding the matters under the legislation for sacred images; and the purpose and limitations of the normative contribution to sacred imagery in aspects of the society project of the Overseas Conquests. The research demonstrates the contribution of legislation to sacred imagery, present in the First Constitutions of the Archbishopric of Bahia, in the purposes of the Portuguese Government and the Catholic Church in Portuguese America in the 17th century. The discoveries and limits of the work point to the need to continue reflecting on the object of study and call for further research on open issues, where the contribution of other expressions of sacred art is inserted in the project of society of the Holy See and of the Portuguese Empire for the Overseas Conquest. |
Resumen: | La disertación tuvo como objetivo analizar la legislación para el Sagrado Imaginario en la América portuguesa, basada en las Primeras Constituciones del Arzobispado de Bahía, organizada por D. Sebastião Monteiro da Vide (siglo XVIII). Para ello, profundizó la comprensión sobre los Derechos Patronales que garantizaban la jurisdicción eclesial al Monarca Portugués, aunque se ejercía desde los faros canónicos del orden jurídico-eclesiástico en estudio. También reflejó el contexto socio-religioso de la América portuguesa en el siglo XVIII, dentro de los límites del Arzobispado Metropolitano de Bahía, para el cual existía el instrumento legal y la jurisdicción eclesial. La legislación para el arte sacro imaginario cooperó con el proyecto de sociedad para la conquista de ultramar, compartido entre la Iglesia católica y el gobierno portugués en el Imperio Portugués. La obra es un retrato interdisciplinario de las múltiples formas de historia social en la América Portuguesa del siglo XVIII, presente en la intersección entre Derecho, Teología, Arte e Historia. En el proceso, se utilizó metodología cualitativa para analizar las fuentes documentales y bibliográficas de la investigación. Para investigar la hipótesis, utilizamos las categorías jurisdicción de Antônio Manuel Hespanha (2015), retórica de João Adolfo Hansen (2013) y conciencia de Giuseppe Marcocci (2019). Entre los principales resultados se encuentran el mapeo de los puntos de acuerdo y desacuerdo entre la jurisdicción eclesial y la legislación para la imaginería sagrada en el contexto local; el proceso jurídico-social mediante el cual se generó el orden jurídico-eclesiástico indígena; la sistematización de la reflexión sobre la legislación del imaginario sagrado en la América portuguesa; la reflexión sobre la retórica del imaginario sagrado para los intereses eclesiales y sociales de producción en la sociedad colonial; la contribución de la conciencia en la resolución de conflictos entre la Santa Sede y la Corona portuguesa en materia de legislación sobre imágenes sagradas; y el propósito y limitaciones de la contribución normativa a la imaginería sagrada en aspectos del proyecto de sociedad de las Conquistas de Ultramar. La investigación demuestra la contribución de la legislación al imaginario sagrado, presente en las Primeras Constituciones del Arzobispado de Bahía, en los propósitos del Gobierno portugués y de la Iglesia católica en la América portuguesa en el siglo XVII. Los descubrimientos y límites de la obra apuntan a la necesidad de seguir reflexionando sobre el objeto de estudio y exigen una mayor investigación sobre temas abiertos, donde el aporte de otras expresiones del arte sacro se inserta en el proyecto de sociedad de la Santa Sede y del Imperio Portugués para la Conquista de Ultramar. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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