http://repositorio.unb.br/handle/10482/40645
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_GuilhermedaSilvaMonteiro.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Eram outras vezes... gênero desterritorializado pelo jogo cênico |
Auteur(s): | Monteiro, Guilherme da Silva |
Orientador(es):: | Pacheco, Sulian Vieira |
Assunto:: | Professores de arte Ações pedagógicas Teatro - estudo e ensino Filmes de animação Identidade de gênero |
Date de publication: | 25-avr-2021 |
Data de defesa:: | 14-déc-2020 |
Référence bibliographique: | MONTEIRO, Guilherme da Silva. Eram outras vezes... gênero desterritorializado pelo jogo cênico. 2020. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | A presente pesquisa tem como objeto as ações pedagógicas e os desafios de um professor de artes cênicas, gay e cisgênero, na problematização de identidades~expressões de gênero em contexto escolar. Deste modo, tem-se, como objetivo geral apresentar tais ações pedagógicas e os desafios para sua implementação, bem como seus resultados, observáveis pela perspectiva do professor, a fim de dar lugar a uma discussão sobre a formação de professoras e professores – com ênfase na área de artes cênicas – para a abordagem de questões de identidades~expressões de gênero na educação formal. Tais ações pedagógicas propuseram jogos cênicos com papeis sociais de gênero presentes em filmes de animação clássicos, como, por exemplo, do repertório de filmes de princesas da Disney, a fim de oportunizar o reconhecimento da independência de papeis sociais em relação ao gênero, permitindo avançar na desestabilização da própria noção de identidades-expressões de gênero. A noção de desterritorialização em Deleuze e Guattari, que possibilita caminhos rizomáticos ao pensamento de construção e desconstrução de identidades~expressões de gênero foi assumida como o fio condutor da atual pesquisa. Como metodologia norteadora, adotou-se as noções da cartografia sentimental, de Suely Rolnik, e da cartografia queer, de Paul B. Preciado, que apontam à desconstrução da percepção de noções binárias sobre as multiplicidades, tais como de gêneros, identidades e sujeitos. Tais noções, vivenciadas nessa pesquisa como noções em trânsito, em transformação, em devir, são abordadas também por Michael Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, entre outros autoras/es. Deste modo, verificou-se a relevância da apropriação, por parte de professoras/es, de toda e qualquer oportunidade de discussão e experimentação sobre papeis sociais de gênero e identidades-expressões de gênero para toda a comunidade escolar; relevou-se a necessidade de que tais temas, constantes nos PCN, sejam abordados no contexto de formação de professoras e professores em geral e, sobretudo, de artes cênicas; ponderou-se sobre a valorização das vivências pessoais de quem atua em sala de aula, ou seja, de suas possíveis diferenças em identidade~expressão de gênero, bem como a importância de que tais profissionais revisitem e desafiem as suas perspectivas a respeito da temática em questão, em contraponto às expectativas de que sejam pessoas que, inexoravelmente, reiterem as noções heterocisnormativas que atendem aos interesses das sociedades capitalistas contemporâneas. |
Abstract: | The present research has as object the pedagogical actions and the challenges of a teacher of scenic arts, gay and cisgender, in the problematization of gender identities~ expressions in school context. Thus, the general objective is to present such pedagogical actions and the challenges for their implementation, as well as their results, observable from the perspective of the teacher, in order to give rise to a discussion on the formation of teachers - with emphasis in the area of scenic arts - to address issues of gender identities~ expressions in formal education. Such pedagogical actions proposed scenic games with social gender roles present in classic animation films, such as, for example, the repertoire of Disney princesses films, in order to provide the recognition of the independence of social roles in relation to gender, allowing to advance destabilizing the very notion of gender identities-expressions. The notion of deterritorialization in Deleuze and Guattari, which allows rhizomatic paths to the thought of constructing and deconstructing gender identities~ expressions was assumed as the guiding thread of the current research. As a guiding methodology, the notions of sentimental cartography, by Suely Rolnik, and queer cartography, by Paul B. Preciado, were adopted, which point to the deconstruction of the perception of binary notions about multiplicities, such as genders, identities and subjects. Such notions, experienced in this research as notions in transit, in transformation, in becoming, are also addressed by Michael Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, among other authors. Thus, it was verified the relevance of the appropriation, by teachers, of any and all opportunities for discussion and experimentation on social gender roles and gender identities-expressions for the whole school community; the need was highlighted for such themes, contained in the PCN, to be addressed in the context of teacher and teacher training in general and, above all, of performing arts; it was considered the valorization of the personal experiences of those who work in the classroom, that is, their possible differences in gender identities~ expressions, as well as the importance that these professionals revisit and challenge their perspectives regarding the theme in question, in contrast to the expectations that they are people who, inexorably, reiterate the heterocisnormative notions that serve the interests of contemporary capitalist societies. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Description: | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.