http://repositorio.unb.br/handle/10482/40538
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2020_HuberRibeiroTokunaga.pdf | 9,08 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Metodologia prática para determinação de cablagem em vigas de pontes isostáticas |
Auteur(s): | Tokunaga, Huber Ribeiro |
metadata.dc.contributor.email: | huber.ribeiro@gmail.com |
Orientador(es):: | Silva, William Taylor Matias |
Coorientador(es):: | Martins, Paulo Chaves de Rezende |
Assunto:: | Concreto protendido Diagramas de Magnel Pontes - projetos e construção Pontes ferroviárias |
Date de publication: | 14-avr-2021 |
Data de defesa:: | 28-oct-2020 |
Référence bibliographique: | TOKUNAGA, Huber Ribeiro. Metodologia prática para determinação de cablagem em vigas de pontes isostáticas. 2020. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | Projetos estruturais, por sua natureza, envolvem escolhas e definições dentre combinações de várias possibilidades. Tornam-se, por essência, processos iterativos. Assim, um processo de projeto eficiente será aquele com o menor número de iterações possível. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo o estudo de metodologias práticas para a determinação da cablagem em vigas protendidas de pontes. Em geral, no Brasil, a cablagem é definida por métodos baseados em processos iterativos, muito dependentes da experiência do projetista sênior. Esse processo envolve a definição da cablagem e verificação das seções e é repetido até que sejam alcançados os resultados esperados. A metodologia proposta incluirá a definição da força e excentricidade por meio da utilização dos diagramas de Magnel, associada ao conceito de fusos de passagem para definição do traçado dos cabos. O presente trabalho trata apenas da metodologia paras os casos de pontes isostáticas. Ao final, a metodologia será aplicada a vigas de tabuleiros isostáticos, com vãos padrões de 35m, 30m e 25m, de Obras de Arte Especiais projetadas para transposição de interferências em vias ferroviárias. |
Abstract: | Structural design, for its nature, involves many choices and definitions within a range of many possibilities. They become, for essence, iterative process. Thus, an efficient design process is one in which the number of iterations is reduced to a minimum. In this sense, this document aims to study a practical methodology for determining the tendons in prestressed bridge beams. In general, in Brazil, the tendons are defined by methods based on iterative processes, highly dependent on the experience of the designer. Basically, the process involves the definition of tendons and section checking, if the expected results are not achieved, the process is repeated. The proposed methodology will include the definition of the prestressing force and eccentricity through the use of Magnel diagrams associated with the concept of steel envelopes and limit zone to define the shape for the tendons. This study refers only to a methodology for cases of isostatic bridges. At the end, the methodology will be applied in isostatic beams, with standards spans of 35m, 30m and 25m in bridges and viaducts designed for railways. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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