Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, William Taylor Matias | - |
dc.contributor.author | Tokunaga, Huber Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T17:34:55Z | - |
dc.date.available | 2021-04-14T17:34:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-28 | - |
dc.identifier.citation | TOKUNAGA, Huber Ribeiro. Metodologia prática para determinação de cablagem em vigas de pontes isostáticas. 2020. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40538 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Projetos estruturais, por sua natureza, envolvem escolhas e definições dentre
combinações de várias possibilidades. Tornam-se, por essência, processos iterativos. Assim,
um processo de projeto eficiente será aquele com o menor número de iterações possível. Nesse
contexto, o presente trabalho tem por objetivo o estudo de metodologias práticas para a
determinação da cablagem em vigas protendidas de pontes. Em geral, no Brasil, a cablagem é
definida por métodos baseados em processos iterativos, muito dependentes da experiência do
projetista sênior. Esse processo envolve a definição da cablagem e verificação das seções e é
repetido até que sejam alcançados os resultados esperados. A metodologia proposta incluirá a
definição da força e excentricidade por meio da utilização dos diagramas de Magnel, associada
ao conceito de fusos de passagem para definição do traçado dos cabos. O presente trabalho trata
apenas da metodologia paras os casos de pontes isostáticas. Ao final, a metodologia será
aplicada a vigas de tabuleiros isostáticos, com vãos padrões de 35m, 30m e 25m, de Obras de
Arte Especiais projetadas para transposição de interferências em vias ferroviárias. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologia prática para determinação de cablagem em vigas de pontes isostáticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concreto protendido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diagramas de Magnel | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pontes - projetos e construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pontes ferroviárias | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Martins, Paulo Chaves de Rezende | - |
dc.description.abstract1 | Structural design, for its nature, involves many choices and definitions within a range
of many possibilities. They become, for essence, iterative process. Thus, an efficient design
process is one in which the number of iterations is reduced to a minimum. In this sense, this
document aims to study a practical methodology for determining the tendons in prestressed
bridge beams. In general, in Brazil, the tendons are defined by methods based on iterative
processes, highly dependent on the experience of the designer. Basically, the process involves
the definition of tendons and section checking, if the expected results are not achieved, the
process is repeated. The proposed methodology will include the definition of the prestressing
force and eccentricity through the use of Magnel diagrams associated with the concept of steel
envelopes and limit zone to define the shape for the tendons. This study refers only to a
methodology for cases of isostatic bridges. At the end, the methodology will be applied in
isostatic beams, with standards spans of 35m, 30m and 25m in bridges and viaducts designed
for railways. | pt_BR |
dc.contributor.email | huber.ribeiro@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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