http://repositorio.unb.br/handle/10482/40297
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_SidneyClaudinoSilvestre.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Filtro de Kalman aplicado no ensino médio |
Autor : | Silvestre, Sidney Claudino |
Orientador(es):: | Rispoli, Vinicius de Carvalho |
Assunto:: | Filtro de Kalman Probabilidades Distribuição Gaussiana |
Fecha de publicación : | 23-mar-2021 |
Data de defesa:: | 30-sep-2020 |
Citación : | SILVESTRE, Sidney Claudino. Filtro de Kalman aplicado no ensino médio. 2020. 88 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Este trabalho tem como foco a aplicação do Filtro de Kalman em situações problemas que recaiam em comportamentos lineares e Gaussianos, com vistas à utilização no ensino básico. São apresentadas algumas sugestões de aplicabilidade e a construção de roteiros para mostrar o funcionamento do Filtro de Kalman em situações reais e que contemple o contexto de um estudante do ensino básico, sendo que para se chegar a esse ponto, será necessário passar por toda a construção do método desenvolvido por Kalman, por algumas técnicas de operações algébricas e aritméticas, aprofundadas nos estudos de matrizes, estatística e probabilidade. Portanto, a realização deste trabalho, além de fomentar a aplicação do filtro de Kalman, também possui como objetivo subsidiar o professor para a aplicação do método em sua sala de aula, por meio de situações simples e do cotidiano de seu aluno, sendo que, para isso, basta seguir os passos descritos por meio de uma sequência didática proposta para aplicação no ensino médio. |
Abstract: | This research focuses on the application of the Kalman filter in situations that relapse into linear and Gaussian behaviors, with a view to use in basic education. Some suggestions of applicability and the construction of scripts to show the functioning of the Kalman filter in real situations and that contemplates the context of a student of basic education are presented. To reach this point, it will be necessary to go through all the construction of the method developed by Kalman, by some techniques of algebraic and arithmetic operations, deepened in the study of matrices, statistics and probability. Therefore, the accomplishment of this work, besides promoting the application of the Kalman filter, also has the objective of subsidizing the teacher for the application of the method in his classroom, through simple situations and the daily life of his student, being enough to follow the steps described through a didactic sequence proposed for the application in high school. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.