Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40201
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Título : Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D
Autor : Costa, Arthur Reichert
Batista, Filipe Aziz
Santos, Larissa Pereira da Costa
Oliveira, Marcus Jessé Alves de
Viana, Dianne Magalhães
Silva, Jones Yudi Mori Alves da
Cornelio, Emilly Meireles Braga
Silva, Fernanda Rose
Koike, Carla Maria Chagas e Cavalcante
Assunto:: Oficinas pedagógicas
Ciência
Tecnologia
Engenharia
Matemática
Metodologia
Fecha de publicación : dic-2020
Editorial : ABENGE
Citación : COSTA, Arthur Reichert et al. Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 3., 2020, Caxias do Sul. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2020. DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3294.
Resumen : O desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 passa por uma educação ativa, digital e flexível, centrada no estudante e na solução de problemas. Tal fato implica em mudança de paradigmas no que diz respeito à formação de monitores, tutores e professores para atuar nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, uma vez que, estes foram educados em um processo, ainda em grande parte, tradicional, conteudista e compartimentado. O propósito deste artigo é descrever o procedimento usado no planejamento pedagógico de uma oficina para estudantes do ensino médio. Utilizamos como exemplo de aplicação uma oficina sobre modelagem e impressão 3D. Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos mobile e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem instrucional de modelagem e impressão 3D. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de estudantes de graduação como parte de uma capacitação para tutoria, em que estes assumem o papel de aprendizes do ensino médio. Reflexões acerca dos resultados do teste de execução da oficina e impressões a respeito das dificuldades encontradas pelos tutores ao assumirem o papel de estudantes do ensino médio são discutidas no âmbito de sua capacitação.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Gama (FGA)
Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3294
metadata.dc.relation.publisherversion: http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3294
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em evento

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40201/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.