Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40201
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Arthur Reichert-
dc.contributor.authorBatista, Filipe Aziz-
dc.contributor.authorSantos, Larissa Pereira da Costa-
dc.contributor.authorOliveira, Marcus Jessé Alves de-
dc.contributor.authorViana, Dianne Magalhães-
dc.contributor.authorSilva, Jones Yudi Mori Alves da-
dc.contributor.authorCornelio, Emilly Meireles Braga-
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Rose-
dc.contributor.authorKoike, Carla Maria Chagas e Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-03-10T13:30:02Z-
dc.date.available2021-03-10T13:30:02Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Arthur Reichert et al. Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 3., 2020, Caxias do Sul. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2020. DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3294.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40201-
dc.description.abstractO desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 passa por uma educação ativa, digital e flexível, centrada no estudante e na solução de problemas. Tal fato implica em mudança de paradigmas no que diz respeito à formação de monitores, tutores e professores para atuar nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, uma vez que, estes foram educados em um processo, ainda em grande parte, tradicional, conteudista e compartimentado. O propósito deste artigo é descrever o procedimento usado no planejamento pedagógico de uma oficina para estudantes do ensino médio. Utilizamos como exemplo de aplicação uma oficina sobre modelagem e impressão 3D. Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos mobile e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem instrucional de modelagem e impressão 3D. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de estudantes de graduação como parte de uma capacitação para tutoria, em que estes assumem o papel de aprendizes do ensino médio. Reflexões acerca dos resultados do teste de execução da oficina e impressões a respeito das dificuldades encontradas pelos tutores ao assumirem o papel de estudantes do ensino médio são discutidas no âmbito de sua capacitação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherABENGEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3Dpt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordOficinas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordCiênciapt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordEngenhariapt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordMetodologiapt_BR
dc.identifier.doi10.37702/COBENGE.2020.3294pt_BR
dc.relation.publisherversionhttp://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3294pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)-
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.