Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40201
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D
Autor(es): Costa, Arthur Reichert
Batista, Filipe Aziz
Santos, Larissa Pereira da Costa
Oliveira, Marcus Jessé Alves de
Viana, Dianne Magalhães
Silva, Jones Yudi Mori Alves da
Cornelio, Emilly Meireles Braga
Silva, Fernanda Rose
Koike, Carla Maria Chagas e Cavalcante
Assunto: Oficinas pedagógicas
Ciência
Tecnologia
Engenharia
Matemática
Metodologia
Data de publicação: Dez-2020
Editora: ABENGE
Referência: COSTA, Arthur Reichert et al. Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 3., 2020, Caxias do Sul. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2020. DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3294.
Resumo: O desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 passa por uma educação ativa, digital e flexível, centrada no estudante e na solução de problemas. Tal fato implica em mudança de paradigmas no que diz respeito à formação de monitores, tutores e professores para atuar nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, uma vez que, estes foram educados em um processo, ainda em grande parte, tradicional, conteudista e compartimentado. O propósito deste artigo é descrever o procedimento usado no planejamento pedagógico de uma oficina para estudantes do ensino médio. Utilizamos como exemplo de aplicação uma oficina sobre modelagem e impressão 3D. Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos mobile e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem instrucional de modelagem e impressão 3D. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de estudantes de graduação como parte de uma capacitação para tutoria, em que estes assumem o papel de aprendizes do ensino médio. Reflexões acerca dos resultados do teste de execução da oficina e impressões a respeito das dificuldades encontradas pelos tutores ao assumirem o papel de estudantes do ensino médio são discutidas no âmbito de sua capacitação.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama (FGA)
Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3294
Versão da editora: http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3294
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.