Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40035
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_KelverRodriguesdeAguiar.pdf3,38 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Futuro do trabalho ou trabalho sem futuro : uma crítica à educação superior à luz da moldura analítica das habilidades socioemocionais
Auteur(s): Aguiar, Kelver Rodrigues de
Orientador(es):: Nogueira, Jorge Madeira
Assunto:: Indústria 4.0
Habilidades socioemocionais
Trabalho - aspectos sociais
Ensino superior
Novas tecnologias digitais
Date de publication: 8-fév-2021
Référence bibliographique: AGUIAR, Kelver Rodrigues de. Futuro do trabalho ou trabalho sem futuro: uma crítica à educação superior à luz da moldura analítica das habilidades socioemocionais. 2020. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: Motivado pelas transformações advindas dos rápidos avanços da tecnologia e do desenvolvimento de diversos campos da ciência, o presente trabalho se propõe a analisar o futuro do trabalho no brasil sob uma crítica à educação superior à luz da moldura analítica das habilidades socioemocionais. Uma vez que diversas evidências internacionais tem apontado para uma forte mudança no contexto laboral a ponto de se configurar em uma quarta revolução industrial impactando não só o mercado de trabalho, mas também as instituições de ensino superior. Foi buscado discutir os novos contextos da economia 4.0, o impacto das novas tecnologias, a atuação dos futuros profissionais e as habilidades necessárias para esse profissional de forma que as universidades possam contribuir para este desenvolvimento. Com o intuito de trazer a realidade do impacto das novas tecnologias para o contexto das universidades foi analisado a probabilidade de automação das profissões dos cursos da graduação oferecidos pela universidade de Brasília. Assim podemos concluir que as universidades também serão fortemente impactadas pela tecnologia no que se refere a profissionalização dos seus discentes. Tendo em vista que 71% dos cursos de graduação têm probabilidade de automação superior a 50% e 29% têm mais de 75% de probabilidade de automação. Levando em consideração que o principal estudo sobre automação das profissões considera 2 habilidades socioemocionais, das 3 de referência, como critério decisivo quanto a automação das profissões o presente estudo sugere a analise por parte das instituições de ensino superior quanto a implementação do desenvolvimento dessas competências junto aos estudantes já na graduação.
Abstract: Motivated by the transformations resulting from the rapid advances in technology and the development of several fields of science, the present work proposes to analyze the future of work in Brazil under a critique of higher education in the light of the analytical framework of socioemotional skills. Since several international evidences have pointed to a strong change in the labor context, to the point of becoming a fourth industrial revolution impacting not only the labor market, but also higher education institutions. It was sought to discuss the new contexts of economy 4.0, the impact of new technologies, the performance of future professionals and the skills necessary for this professional so that universities can contribute to this development. In order to bring the reality of the impact of new technologies to the context of universities, the probability of automation of professions in undergraduate courses offered by the University of Brasilia was analyzed. Thus, we can conclude that universities will also be strongly impacted by technology with regard to the professionalization of their students. Bearing in mind that 71% of undergraduate courses have a probability of automation greater than 50% and 29% have more than 75% probability of automation. Taking into account that the main study on automation of professions considers 2 socioemotional skills, of the 3 of reference, as a decisive criterion regarding the automation of professions, the present study suggests the analysis by higher education institutions regarding the implementation of the development of these competences together to students already in graduation.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40035/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.