Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Jorge Madeira | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Kelver Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T00:03:49Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T00:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-06 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Kelver Rodrigues de. Futuro do trabalho ou trabalho sem futuro: uma crítica à educação superior à luz da moldura analítica das habilidades socioemocionais. 2020. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40035 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Motivado pelas transformações advindas dos rápidos avanços da tecnologia e do
desenvolvimento de diversos campos da ciência, o presente trabalho se propõe a analisar o
futuro do trabalho no brasil sob uma crítica à educação superior à luz da moldura analítica das
habilidades socioemocionais. Uma vez que diversas evidências internacionais tem apontado
para uma forte mudança no contexto laboral a ponto de se configurar em uma quarta revolução
industrial impactando não só o mercado de trabalho, mas também as instituições de ensino
superior. Foi buscado discutir os novos contextos da economia 4.0, o impacto das novas
tecnologias, a atuação dos futuros profissionais e as habilidades necessárias para esse
profissional de forma que as universidades possam contribuir para este desenvolvimento. Com
o intuito de trazer a realidade do impacto das novas tecnologias para o contexto das
universidades foi analisado a probabilidade de automação das profissões dos cursos da
graduação oferecidos pela universidade de Brasília. Assim podemos concluir que as
universidades também serão fortemente impactadas pela tecnologia no que se refere a
profissionalização dos seus discentes. Tendo em vista que 71% dos cursos de graduação têm
probabilidade de automação superior a 50% e 29% têm mais de 75% de probabilidade de
automação. Levando em consideração que o principal estudo sobre automação das profissões
considera 2 habilidades socioemocionais, das 3 de referência, como critério decisivo quanto a
automação das profissões o presente estudo sugere a analise por parte das instituições de
ensino superior quanto a implementação do desenvolvimento dessas competências junto aos
estudantes já na graduação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Futuro do trabalho ou trabalho sem futuro : uma crítica à educação superior à luz da moldura analítica das habilidades socioemocionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria 4.0 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habilidades socioemocionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novas tecnologias digitais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Motivated by the transformations resulting from the rapid advances in
technology and the development of several fields of science, the present work proposes to
analyze the future of work in Brazil under a critique of higher education in the light of the
analytical framework of socioemotional skills. Since several international evidences have
pointed to a strong change in the labor context, to the point of becoming a fourth industrial
revolution impacting not only the labor market, but also higher education institutions. It was
sought to discuss the new contexts of economy 4.0, the impact of new technologies, the
performance of future professionals and the skills necessary for this professional so that
universities can contribute to this development. In order to bring the reality of the impact of
new technologies to the context of universities, the probability of automation of professions
in undergraduate courses offered by the University of Brasilia was analyzed. Thus, we can
conclude that universities will also be strongly impacted by technology with regard to the
professionalization of their students. Bearing in mind that 71% of undergraduate courses have
a probability of automation greater than 50% and 29% have more than 75% probability of
automation. Taking into account that the main study on automation of professions considers
2 socioemotional skills, of the 3 of reference, as a decisive criterion regarding the automation
of professions, the present study suggests the analysis by higher education institutions
regarding the implementation of the development of these competences together to students
already in graduation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|