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Titre: Politica de formação continuada dos técnico-administrativos : proposição de um sistema de monitoramento a partir dos Mestrados Profissionais da Universidade de Brasília
Auteur(s): Pinheiro, Mary Sande
Orientador(es):: Machado, Liliane Campos
Assunto:: Formação continuada
Capacitação profissional
Servidores técnico-administrativos
Servidores públicos - formação
Mestrado profissional
Universidade de Brasília
Date de publication: 3-déc-2020
Référence bibliographique: PINHEIRO, Mary Sande. Politica de formação continuada dos técnico-administrativos: proposição de um sistema de monitoramento a partir dos Mestrados Profissionais da Universidade de Brasília. 2020. [109] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: Esse trabalho resultou do interesse da pesquisadora em investigar a política de formação continuada de servidores técnico-administrativos (TAEs) da Universidade de Brasília, através do Programa de Pós Graduação em Educação – Modalidade Profissional, na área de pesquisa Desenvolvimento Profissional e Educação nos campos de pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades. Neste estudo objetivou-se identificar como é realizado o monitoramento da formação continuada dos Técnico-Administrativos que cursaram mestrado profissional ofertado. O problema que norteou toda a investigação foi: Como é realizado o monitoramento dos servidores que concluíram Mestrados Profissionais ofertados pela UnB? Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, exploratória com enfoque na abordagem qualitativa, por meio de levantamento de dados, realizada através de um estudo de caso. O lócus de investigação foi a Universidade de Brasília, através da Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP e da Secretaria de Assuntos Acadêmicos - SAA. Para o levantamento dos dados, utilizamos documentos internos e externos e elaboradas questões que foram respondidas pelos atores escolhidos como fontes de informações. Estes documentos permitiram uma análise qualitativa dos dados em que utilizou a técnica de análise de conteúdo organizada a partir das seguintes categorias: quantitativos de ingressantes/matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu; formação continuada de servidores TAE’s e monitoramento de capacitação. Está pesquisa tem como fundamentação teórica os estudos de Friedmann (1946), Naville (1950), Souza, C. L E. (2002), Marcelino (2004) e Ferrarezi (2006), Griboski (2014), Shapiro (2002), Bunivich (1999), entre outros autores. Dentre os achados evidencia-se que nos programas que são ofertados o Mestrado Profissional na Universidade de Brasília, os servidores Técnicos-Administrativos – TAE’s, não são monitorados pelos setores responsáveis de Gestão de Pessoas ou mesmo acompanhados durante ou depois de realizado curso strictu sensu. De acordo com relato da própria Diretoria de Gestão de Pessoas da UnB, não existe nenhum tipo de monitoramento ou sistema de controle de dados dos servidores capacitados. Sendo um mestrado profissional e realizado em um contexto laboral, e ainda considerando o resultado dessa pesquisa, apresentar-se ao final deste estudo, uma proposta de criação de um sistema de monitoramento para o pessoal Técnico-Administrativo qualificado, através dos programas de mestrado e doutorado e como essa formação stricto sensu reverbera no exercício de suas funções na UnB. A proposição do Sistema de Monitoramento sobre a Capacitação ofertada aos Servidores da UnB - SiMOCS tem a intenção de torná-lo um sistema de Gestão e não apenas de registro; viabilizando incrementar a comunicação e usabilidade entre os sistemas SEI e SiMOCS. Para além da proposição do sistema “propõe-se” também, a criação de uma comissão de monitoramento de desempenho e resultados dentro da Diretoria de Gestão de Pessoas da UnB, para acompanhamento dos TAE’s durante o processo de capacitação e desenvolvimento intelectual desses servidores
Abstract: This work resulted from the researcher's interest in investigating the policy of continuing training for technical-administrative servants (TAEs) at the University of Brasília, through the Postgraduate Program in Education - Professional Modality, in the area of ​Professional Development and Education in the fields of research: Training Processes and Professionals. This study aimed to identify how the monitoring of the continuing education of the Technical-Administrative staff who attended the professional master's degree is offered. The problem that guided the whole investigation was: How is the monitoring of servers that have completed Professional Master's degrees offered by UnB carried out? This is a descriptive, documentary, exploratory research focusing on the qualitative approach, through data collection, carried out through a case study. The locus of investigation was the University of Brasília, through the People Management Directorate - DGP and the Academic Affairs Secretariat - SAA. For data collection, we used internal and external documents and elaborated questions that were answered by the chosen actors as sources of information. These documents allowed a qualitative analysis of the data using the technique of content analysis organized from the following categories: number of new students / enrolled in the stricto sensu graduate programs; continued training of TAE’s servers and training monitoring. This research has as theoretical foundation the studies of Friedmann (1946), Naville (1950), Souza, C. E. (2002), Marcelino (2004) and Ferrarezi (2006), Griboski (2014), Shapiro (2002), Bunivich (1999), among other authors. Among the findings, it is evident that in the programs offered by the Professional Master at the University of Brasilia, the Technical-Administrative servers - TAE’s, are not monitored by the sectors responsible for People Management or even monitored during or after a strictu sensu course. According to the report of the People Management Board of UnB, there is no monitoring or data control system for trained servers. Being a professional master's degree and carried out in a work context, and still considering the result of this research, to present at the end of this study, a proposal to create a monitoring system for qualified Technical-Administrative personnel, through the master's programs and doctorate and how this stricto sensu training reverberates in the exercise of his functions at UnB. The proposition of the Training Monitoring System offered to UnB - SiMOCS Servers is intended to make it a Management system and not just a registration system; making it possible to increase communication and usability between SEI and SiMOCS systems. In addition to the proposition of the system “proposes itself”, the creation of a performance and results monitoring commission within the People Management Board of UnB, to monitor the TAE’s during the training and intellectual development process of these employees
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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