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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/39580
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Titre: Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio
Auteur(s): Melo, Elyka Fernanda Pereira de
Orientador(es):: Pereira, Ildinete Silva
Coorientador(es):: Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Assunto:: Ensino de Biologia
Microorganismos
Sequência didática
Microbiologia
Date de publication: 22-oct-2020
Référence bibliographique: MELO, Elyka Fernanda Pereira de. Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio. 2020. [165] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: No Brasil, a Microbiologia está inserida nos ensinos de Ciências e Biologia, normalmente trabalhado por meio do livro didático, que é um importante instrumento de auxílio pedagógico para professores e estudantes. Com o intuito de propiciar um material didático que auxilie o professor no ensino dos micro-organismos, a presente pesquisa elaborou, aplicou e avaliou uma sequência didática, que poderá ser desenvolvida em qualquer ambiente da escola, utilizando materiais de baixo custo e voltada à compreensão dos conteúdos acerca do universo microbiológico. Tal sequencia didática foi constituída por diferentes atividades aplicadas num dado cronograma, como por exemplo, observação por práticas simples de cultivo da ampla distribuição de micro-organismos nos mais diversos ambientes, lavagem das mãos e discussão de sua importância, uso de micro-organismos no processo de fermentação usado na confecção de pães, entre outras. As atividades desta sequência didática foram aplicadas aos estudantes da 2a série do Ensino Médio, no Centro de Ensino Médio de Gurupi-TO, que dispõe de espaço físico de laboratório para o ensino de Ciências da Natureza, mas pouco equipado. Na prática pedagógica, espera-se que esta sequência didática auxilie o professor no planejamento de aulas, que desperte a curiosidade e o interesse pelo conhecimento no estudante, sem perder de vista os objetivos específicos do ensino de Biologia. Conclui-se a partir da percepção dos estudantes, que esta estratégia pedagógica diversificou a rotina de sala de aula, trazendo o cotidiano para dentro do contexto da sala de aula, favorecendo a aprendizagem dos temas ligados a Microbiologia. Tais atividades promoveram o interesse pela leitura e pelo estudo dos micro- organismos, além da possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas do seu dia-a-dia. Verifica-se que esta proposta de SD demostrou ser adequada, visto que a metodologia buscou uma participação ativa dos estudantes na realização das atividades teóricas e práticas, onde através do trabalhado em grupo problematizaram, participaram de discussões e construíram coletivamente novos conhecimentos sobre a Microbiologia.
Abstract: In Brazil, Microbiology is a component of Science and Biology teaching, normally by means of textbooks, which is are important tools of for teachers and students pedagogical support. In order to provide a didactic material to help teachers in their microbiology classes, this research developed, applied and evaluated a didactic sequence (DS), which can be applied in any school environment, using low cost materials and focused on the understanding of the microbiological universe. This didactic sequence was constituted by different activities applied in an organized schedule, involving tasks such as, observation of the ubiquitous distribution of microorganisms in diverse environments by simple culture practices, hand washing protocols and their importance, the use of microorganisms in the process of fermentation in panification, among others. The activities of the proposed didactic sequence were applied to students of the 2nd grade of high school, in the High School Center of Gurupi-TO, which has a physical laboratory used in Natural Sciences classes, but scarcely equipped. In the pedagogical practice, it is expected that this DS could help the teacher since it arises students curiosity and interest, not compromising the specific objectives of Biology teaching. Based on the perception of the students, we have concluded that this pedagogical strategy diversified the classroom routine, bringing the quotidian into the context of the classroom, favoring the learning of the topics related to Microbiology. Such activities promoted the interest in reading and studying microorganisms, in addition to the possibility of applying the knowledge acquired in practical situations of their daily lives. We believe that this SD proposal proved to be adequate, since the methodology sought an active participation of students in carrying out theoretical and practical activities. Working in groups the students were able to problematize and participate in discussions, collectively building new knowledges and concepts in the field of Microbiology.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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