DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Pereira, Ildinete Silva | - |
dc.contributor.author | Melo, Elyka Fernanda Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-22T15:15:59Z | - |
dc.date.available | 2020-10-22T15:15:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-30 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Elyka Fernanda Pereira de. Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio. 2020. [165] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39580 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil, a Microbiologia está inserida nos ensinos de Ciências e Biologia, normalmente
trabalhado por meio do livro didático, que é um importante instrumento de auxílio pedagógico
para professores e estudantes. Com o intuito de propiciar um material didático que auxilie o
professor no ensino dos micro-organismos, a presente pesquisa elaborou, aplicou e avaliou uma
sequência didática, que poderá ser desenvolvida em qualquer ambiente da escola, utilizando
materiais de baixo custo e voltada à compreensão dos conteúdos acerca do universo
microbiológico. Tal sequencia didática foi constituída por diferentes atividades aplicadas num
dado cronograma, como por exemplo, observação por práticas simples de cultivo da ampla
distribuição de micro-organismos nos mais diversos ambientes, lavagem das mãos e discussão
de sua importância, uso de micro-organismos no processo de fermentação usado na confecção
de pães, entre outras. As atividades desta sequência didática foram aplicadas aos estudantes
da 2a série do Ensino Médio, no Centro de Ensino Médio de Gurupi-TO, que dispõe de espaço
físico de laboratório para o ensino de Ciências da Natureza, mas pouco equipado. Na prática
pedagógica, espera-se que esta sequência didática auxilie o professor no planejamento de aulas,
que desperte a curiosidade e o interesse pelo conhecimento no estudante, sem perder de vista
os objetivos específicos do ensino de Biologia. Conclui-se a partir da percepção dos estudantes,
que esta estratégia pedagógica diversificou a rotina de sala de aula, trazendo o cotidiano para
dentro do contexto da sala de aula, favorecendo a aprendizagem dos temas ligados a
Microbiologia. Tais atividades promoveram o interesse pela leitura e pelo estudo dos micro-
organismos, além da possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas
do seu dia-a-dia. Verifica-se que esta proposta de SD demostrou ser adequada, visto que a
metodologia buscou uma participação ativa dos estudantes na realização das atividades teóricas
e práticas, onde através do trabalhado em grupo problematizaram, participaram de discussões e
construíram coletivamente novos conhecimentos sobre a Microbiologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Microorganismos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Microbiologia | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves | - |
dc.description.abstract1 | In Brazil, Microbiology is a component of Science and Biology teaching, normally by means of
textbooks, which is are important tools of for teachers and students pedagogical support. In order
to provide a didactic material to help teachers in their microbiology classes, this research
developed, applied and evaluated a didactic sequence (DS), which can be applied in any school
environment, using low cost materials and focused on the understanding of the microbiological
universe. This didactic sequence was constituted by different activities applied in an organized
schedule, involving tasks such as, observation of the ubiquitous distribution of microorganisms in
diverse environments by simple culture practices, hand washing protocols and their importance,
the use of microorganisms in the process of fermentation in panification, among others. The
activities of the proposed didactic sequence were applied to students of the 2nd grade of high
school, in the High School Center of Gurupi-TO, which has a physical laboratory used in Natural
Sciences classes, but scarcely equipped. In the pedagogical practice, it is expected that this DS
could help the teacher since it arises students curiosity and interest, not compromising the specific
objectives of Biology teaching. Based on the perception of the students, we have concluded that
this pedagogical strategy diversified the classroom routine, bringing the quotidian into the context
of the classroom, favoring the learning of the topics related to Microbiology. Such activities
promoted the interest in reading and studying microorganisms, in addition to the possibility of
applying the knowledge acquired in practical situations of their daily lives. We believe that this SD
proposal proved to be adequate, since the methodology sought an active participation of students
in carrying out theoretical and practical activities. Working in groups the students were able to
problematize and participate in discussions, collectively building new knowledges and concepts
in the field of Microbiology. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|