Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39306
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_KiteriaKarolinedosSantosAlves.pdf21,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_KiteriaKarolinedosSantosAlves_PRODUTO.pdfProduto1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Uma proposta para o uso de jogos no ensino de cinemática para o 9º ano do ensino fundamental
Otros títulos : A proposal for the use of kinematic games for 9th years of fundamental education
Autor : Alves, Kitéria Karoline dos Santos
Orientador(es):: Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto:: Ensino de Física
Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação
Jogos educativos
Cinemática
Ensino fundamental
Grandezas físicas
Física - estudo e ensino
Fecha de publicación : 27-jul-2020
Citación : ALVES, Kitéria Karoline dos Santos. Uma proposta para o uso de jogos no ensino de cinemática para o 9º ano do ensino fundamental. 2019. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : A luz dos pressupostos a respeito da teoria de desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky, cujo foco é a interação entre os indivíduos como ferramenta de construção do pensamento e da linguagem, este trabalho propõe uma alternativa no ensino de grandezas físicas relacionadas a cinemática para uma turma de 9º ano do ensino fundamental (série onde na maioria das escolas inicia-se formalmente o ensino da disciplina de Física). A proposta tem como motivação principal melhorar o reconhecimento e compreensão de grandezas e suas respectivas unidades de medida para fundamentar a base do aprofundamento teórico dos conceitos e também para as séries seguintes. O método será o uso de jogos de cunho pedagógico e didático, no intuito de solucionar o problema referido, diagnosticado informalmente por professores e alunos durante as aulas, principalmente durante a resolução de exercícios. As atividades a serem realizadas também tem como intuito periférico de proporcionar prazer e estimulo aos alunos, para que o processo de ensino de física seja mais interessante e produtivo, em detrimento das aulas formais e ortodoxas, que geralmente, não atraem os olhares dos estudantes por se tratar de uma obrigação em formato enfadonho e passivo. Por fim pretende-se demonstrar que o professor pode ter uma maneira mais flexível e dinâmica de ensinar a introdução do conteúdo de cinemática.
Abstract: In light of the assumptions about Lev Vygotsky's theory of cognitive development, which focuses on the interaction between individuals as a tool for constructing thought and language, this paper proposes an alternative in the teaching of kinematic-related physical quantities for a class of students. 9th grade of elementary school (grade in which in most schools the teaching of physics is formally started). The purpose of the proposal is to improve the recognition and understanding of quantities and their respective units of measurement to underlie the basis of the theoretical deepening of the concepts and also for the following series. The method will be the use of educational games in order to solve the problem, diagnosed by teachers and students during classes, especially during the resolution of exercises. The activities to be carried out also have the peripheral purpose of providing pleasure and stimulation to the students, so that the physics teaching process is more interesting and productive, to the detriment of the formal and orthodox classes, which generally do not attract the students' eyes. it is a boring and passive obligation. Finally it is intended to demonstrate that the teacher can have a more flexible and dynamic way to teach the introduction of kinematic content.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39306/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.