http://repositorio.unb.br/handle/10482/39306
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Title: | Uma proposta para o uso de jogos no ensino de cinemática para o 9º ano do ensino fundamental |
Other Titles: | A proposal for the use of kinematic games for 9th years of fundamental education |
Authors: | Alves, Kitéria Karoline dos Santos |
Orientador(es):: | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de |
Assunto:: | Ensino de Física Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação Jogos educativos Cinemática Ensino fundamental Grandezas físicas Física - estudo e ensino |
Issue Date: | 27-Jul-2020 |
Data de defesa:: | 19-Dec-2019 |
Citation: | ALVES, Kitéria Karoline dos Santos. Uma proposta para o uso de jogos no ensino de cinemática para o 9º ano do ensino fundamental. 2019. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | A luz dos pressupostos a respeito da teoria de desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky, cujo foco é a interação entre os indivíduos como ferramenta de construção do pensamento e da linguagem, este trabalho propõe uma alternativa no ensino de grandezas físicas relacionadas a cinemática para uma turma de 9º ano do ensino fundamental (série onde na maioria das escolas inicia-se formalmente o ensino da disciplina de Física). A proposta tem como motivação principal melhorar o reconhecimento e compreensão de grandezas e suas respectivas unidades de medida para fundamentar a base do aprofundamento teórico dos conceitos e também para as séries seguintes. O método será o uso de jogos de cunho pedagógico e didático, no intuito de solucionar o problema referido, diagnosticado informalmente por professores e alunos durante as aulas, principalmente durante a resolução de exercícios. As atividades a serem realizadas também tem como intuito periférico de proporcionar prazer e estimulo aos alunos, para que o processo de ensino de física seja mais interessante e produtivo, em detrimento das aulas formais e ortodoxas, que geralmente, não atraem os olhares dos estudantes por se tratar de uma obrigação em formato enfadonho e passivo. Por fim pretende-se demonstrar que o professor pode ter uma maneira mais flexível e dinâmica de ensinar a introdução do conteúdo de cinemática. |
Abstract: | In light of the assumptions about Lev Vygotsky's theory of cognitive development, which focuses on the interaction between individuals as a tool for constructing thought and language, this paper proposes an alternative in the teaching of kinematic-related physical quantities for a class of students. 9th grade of elementary school (grade in which in most schools the teaching of physics is formally started). The purpose of the proposal is to improve the recognition and understanding of quantities and their respective units of measurement to underlie the basis of the theoretical deepening of the concepts and also for the following series. The method will be the use of educational games in order to solve the problem, diagnosed by teachers and students during classes, especially during the resolution of exercises. The activities to be carried out also have the peripheral purpose of providing pleasure and stimulation to the students, so that the physics teaching process is more interesting and productive, to the detriment of the formal and orthodox classes, which generally do not attract the students' eyes. it is a boring and passive obligation. Finally it is intended to demonstrate that the teacher can have a more flexible and dynamic way to teach the introduction of kinematic content. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019. |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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