Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39093
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_MarcioMariodaPaixaoJunior.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
10,25 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Título : Historias em quadrinhos e música pop : possibilidades de interface
Autor : Paixão Júnior, Márcio Mário
Orientador(es):: Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto:: História em quadrinho
Música pop
Contracultura
Interface interativas
Fecha de publicación : 6-jul-2020
Citación : PAIXÃO JÚNIOR, Márcio Mário. Historias em quadrinhos e música pop: possibilidades de interface. 2005. 291 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumen : As Histórias em Quadrinhos são um meio de comunicação, dotado de linguagem própria, que apela essencialmente à imagem em sua construção e transmissão de mensagens por meio de narrativas gráficas. A Música Pop, todavia, possui nos sons o canal transmissor de seus conteúdos. Completamente distintas, tais linguagens trazem em comum o fato de serem absolutamente características do século XX, bem como dos dias atuais. Principalmente nas últimas quatro décadas, tanto as Histórias em Quadrinhos quanto a Música Pop têm buscado não apenas se aproximar, como também estabelecer uma série de interlocuções, interfaces e mesmo hibridações entre si. O estudo deste processo constitui o cerne da dissertação que ora se inicia, intitulada Histórias em Quadrinhos e Música Pop: Possibilidades de Interface. Por meio das experiências realizadas na Contracultura, nas capas de disco de Rock, através de entrevistas com quadrinistas notadamente interessados em hibridação de linguagens e, principalmente, com a realização de uma experiência empírica - da qual resultarão um disco e um romance em quadrinhos procuraremos compreender e jogar alguma luz sobre este tema.
Abstract: Comics are a kind of media (gifted with a particular language) that essentially appeals to image in its construction and transmission of messages through graphic storytelling. Pop Music, although, has in sounds the transmition channel of its contents. Completely different, those languages bring in common the fact of being absolutely distinctive of the 20th century, as well as our current days. Mainly in the last four decades, Comics and Pop Music are searching not only to get closer, but also to set up a series of interchanges, interfaces and even hybridisation between them.The study of this process build the center of the dissertation that starts right now, named Comics and Pop Music: Interface Possibilities. By the experiences made in Counterculture, in Rock album covers, through interviews with Comic artists clearly interested in language hybridisation and specially by an empirical experience - from which are going to result both a Rock album and a graphic novel - we will seriously try to copreehend this subject.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2005.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39093/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.