Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39093
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_MarcioMariodaPaixaoJunior.pdf
Restrito
10,25 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Selma Regina Nunes-
dc.contributor.authorPaixão Júnior, Márcio Mário-
dc.date.accessioned2020-07-06T19:49:31Z-
dc.date.available2020-07-06T19:49:31Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.date.submitted2005-
dc.identifier.citationPAIXÃO JÚNIOR, Márcio Mário. Historias em quadrinhos e música pop: possibilidades de interface. 2005. 291 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39093-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2005.pt_BR
dc.description.abstractAs Histórias em Quadrinhos são um meio de comunicação, dotado de linguagem própria, que apela essencialmente à imagem em sua construção e transmissão de mensagens por meio de narrativas gráficas. A Música Pop, todavia, possui nos sons o canal transmissor de seus conteúdos. Completamente distintas, tais linguagens trazem em comum o fato de serem absolutamente características do século XX, bem como dos dias atuais. Principalmente nas últimas quatro décadas, tanto as Histórias em Quadrinhos quanto a Música Pop têm buscado não apenas se aproximar, como também estabelecer uma série de interlocuções, interfaces e mesmo hibridações entre si. O estudo deste processo constitui o cerne da dissertação que ora se inicia, intitulada Histórias em Quadrinhos e Música Pop: Possibilidades de Interface. Por meio das experiências realizadas na Contracultura, nas capas de disco de Rock, através de entrevistas com quadrinistas notadamente interessados em hibridação de linguagens e, principalmente, com a realização de uma experiência empírica - da qual resultarão um disco e um romance em quadrinhos procuraremos compreender e jogar alguma luz sobre este tema.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.titleHistorias em quadrinhos e música pop : possibilidades de interfacept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistória em quadrinhopt_BR
dc.subject.keywordMúsica poppt_BR
dc.subject.keywordContraculturapt_BR
dc.subject.keywordInterface interativaspt_BR
dc.description.abstract1Comics are a kind of media (gifted with a particular language) that essentially appeals to image in its construction and transmission of messages through graphic storytelling. Pop Music, although, has in sounds the transmition channel of its contents. Completely different, those languages bring in common the fact of being absolutely distinctive of the 20th century, as well as our current days. Mainly in the last four decades, Comics and Pop Music are searching not only to get closer, but also to set up a series of interchanges, interfaces and even hybridisation between them.The study of this process build the center of the dissertation that starts right now, named Comics and Pop Music: Interface Possibilities. By the experiences made in Counterculture, in Rock album covers, through interviews with Comic artists clearly interested in language hybridisation and specially by an empirical experience - from which are going to result both a Rock album and a graphic novel - we will seriously try to copreehend this subject.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.