http://repositorio.unb.br/handle/10482/38779
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Titre: | Vivências de Infâncias : crianças de ontem e de hoje em situação de acolhimento institucional (in) visibilizadas no contexto de educação escolar |
Auteur(s): | Martins, Maria Aparecida Camarano |
Orientador(es):: | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto:: | Criança - acolhimento institucional Vivência escolar Situação social - desenvolvimento Vigotsky, L. S., (Lev Semenovich), 1896-1934 |
Date de publication: | 2-jui-2020 |
Data de defesa:: | 28-fév-2020 |
Référence bibliographique: | MARTINS, Maria Aparecida Camarano. Vivências de Infâncias: crianças de ontem e de hoje em situação de acolhimento institucional (in) visibilizadas no contexto de educação escolar. 2020. 222 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | Este trabalho estudou as vivências das infâncias com crianças de ontem e de hoje em situação de acolhimento institucional (in)visibilizadas no contexto de educação escolar e buscou, na teoria histórico-cultural de Vigotski, compreender as vivências dessas crianças inseridas nos serviços de acolhimento institucional sobre suas experiências nos contextos de Educação Escolar. Esta problemática requereu uma construção textual que se comprometeu na apresentação de uma breve abordagem histórica sobre a criança em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social presente na literatura brasileira; e em seguida, no âmbito das políticas públicas versamos sobre como essa criança tem sido reconhecida nos contextos educativos diante a legislação educacional vigente. A constituição da pesquisa realizada em uma instituição de acolhimento, contou com a colaboração de dois grupos: crianças de ontem e de hoje. As primeiras, já pessoas adultas, relataram suas vivências na infância enquanto eram crianças em situação de acolhimento institucional; já o segundo grupo, são crianças que ainda se encontram institucionalizadas devido ao seu afastamento da convivência familiar. Os encontros foram realizados em momentos de rodas de conversas, cujos caminhos metodológicos se pautaram nas bases teóricometodológicas da psicologia histórico-cultural de Vigotski, valendo-se do método da decomposição em unidades que corresponde ao estudo do desenvolvimento da criança na sua totalidade, demonstrando que o ser humano se constitui biologicamente e se desenvolve na cultura a partir da relação pessoa-meio constituída em situações sociais de desenvolvimento. Os relatos foram agrupados em cinco narrativas que constataram que as vivências das crianças de ontem se aproximam das vivências das crianças de hoje, preconizando que a educação não está cumprindo o seu papel frente ao desenvolvimento humano, cujos processos de exclusão e rotulação produzem consequências sociais e humanas nefastas que comprometem as situações sociais de desenvolvimento no percurso formativo da educação escolar. Nestes termos, confirma-se a tese que a criança em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social que se encontra em instituições de acolhimento e no contexto de educação escolar é invisibilizada, como ser social de direitos, de possibilidades e de potência e visibilizada por preconceitos e estereótipos como ser de falta, incapaz e carente. |
Abstract: | This work studied the experiences of childhood from yesterday and today’s children in a situation of institutional reception, made (in)visible in the context of school education and sought, in the historical-cultural perspective of Vigotski, to understand the experiences of these children inserted in institutional reception services about their experiences in the context of School Education. This problem required a textual construction that undertook to present a brief historical approach about children at personal risk and social vulnerability, present in Brazilian literature; and then, in the scope of public policies, we talk about how this child has been recognized in educational contexts in the light of current educational legislation. The constitution of the research carried out in a host institution, had the collaboration of two groups: children from yesterday and from today. The first, already adults, reported their childhood experiences while they were children in institutional care; on the other hand, the second group are children who are still institutionalized due to their distance from family life. The meetings were held in moments of conversation circles, whose methodological paths were based on the theoretical-methodological bases of Vigotski's historicalcultural psychology, using the method of decomposition into units that corresponds to the study of the child's development in its entirety, demonstrating that the human being is biologically structured and developed in culture based on the person-environment relationship and constituted in social development situations. The reports were grouped into five narratives that found that the experiences of yesterday’s children are close to the experiences of today’s children, advocating that education is not fulfilling its role in the face of human development, whose processes of exclusion and labeling produce social and human consequences, harmful to human practices that compromise social development situations in the formative path of school education. In these terms, the thesis confirms that the child in a situation of personal risk and social vulnerability who is in foster care institutions and in the context of school education becomes invisible, as a social being of rights, possibilities and power, and becomes visible by prejudices and stereotypes like a being at fault, incapable and needy. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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