Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Martins, Maria Aparecida Camarano | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T14:46:24Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T14:46:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Maria Aparecida Camarano. Vivências de Infâncias: crianças de ontem e de hoje em situação de acolhimento institucional (in) visibilizadas no contexto de educação escolar. 2020. 222 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38779 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho estudou as vivências das infâncias com crianças de ontem e de
hoje em situação de acolhimento institucional (in)visibilizadas no contexto de
educação escolar e buscou, na teoria histórico-cultural de Vigotski, compreender
as vivências dessas crianças inseridas nos serviços de acolhimento institucional
sobre suas experiências nos contextos de Educação Escolar. Esta problemática
requereu uma construção textual que se comprometeu na apresentação de uma
breve abordagem histórica sobre a criança em situação de risco pessoal e
vulnerabilidade social presente na literatura brasileira; e em seguida, no âmbito
das políticas públicas versamos sobre como essa criança tem sido reconhecida
nos contextos educativos diante a legislação educacional vigente. A constituição
da pesquisa realizada em uma instituição de acolhimento, contou com a
colaboração de dois grupos: crianças de ontem e de hoje. As primeiras, já
pessoas adultas, relataram suas vivências na infância enquanto eram crianças
em situação de acolhimento institucional; já o segundo grupo, são crianças que
ainda se encontram institucionalizadas devido ao seu afastamento da
convivência familiar. Os encontros foram realizados em momentos de rodas de
conversas, cujos caminhos metodológicos se pautaram nas bases teóricometodológicas da psicologia histórico-cultural de Vigotski, valendo-se do método
da decomposição em unidades que corresponde ao estudo do desenvolvimento
da criança na sua totalidade, demonstrando que o ser humano se constitui
biologicamente e se desenvolve na cultura a partir da relação pessoa-meio
constituída em situações sociais de desenvolvimento. Os relatos foram
agrupados em cinco narrativas que constataram que as vivências das crianças
de ontem se aproximam das vivências das crianças de hoje, preconizando que
a educação não está cumprindo o seu papel frente ao desenvolvimento humano,
cujos processos de exclusão e rotulação produzem consequências sociais e
humanas nefastas que comprometem as situações sociais de desenvolvimento
no percurso formativo da educação escolar. Nestes termos, confirma-se a tese
que a criança em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social que se
encontra em instituições de acolhimento e no contexto de educação escolar é
invisibilizada, como ser social de direitos, de possibilidades e de potência e
visibilizada por preconceitos e estereótipos como ser de falta, incapaz e carente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Vivências de Infâncias : crianças de ontem e de hoje em situação de acolhimento institucional (in) visibilizadas no contexto de educação escolar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criança - acolhimento institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vivência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Situação social - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vigotsky, L. S., (Lev Semenovich), 1896-1934 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work studied the experiences of childhood from yesterday and today’s
children in a situation of institutional reception, made (in)visible in the context of
school education and sought, in the historical-cultural perspective of Vigotski, to
understand the experiences of these children inserted in institutional reception
services about their experiences in the context of School Education. This problem
required a textual construction that undertook to present a brief historical
approach about children at personal risk and social vulnerability, present in
Brazilian literature; and then, in the scope of public policies, we talk about how
this child has been recognized in educational contexts in the light of current
educational legislation. The constitution of the research carried out in a host
institution, had the collaboration of two groups: children from yesterday and from
today. The first, already adults, reported their childhood experiences while they
were children in institutional care; on the other hand, the second group are
children who are still institutionalized due to their distance from family life. The
meetings were held in moments of conversation circles, whose methodological
paths were based on the theoretical-methodological bases of Vigotski's historicalcultural psychology, using the method of decomposition into units that
corresponds to the study of the child's development in its entirety, demonstrating
that the human being is biologically structured and developed in culture based on
the person-environment relationship and constituted in social development
situations. The reports were grouped into five narratives that found that the
experiences of yesterday’s children are close to the experiences of today’s
children, advocating that education is not fulfilling its role in the face of human
development, whose processes of exclusion and labeling produce social and
human consequences, harmful to human practices that compromise social
development situations in the formative path of school education. In these terms,
the thesis confirms that the child in a situation of personal risk and social
vulnerability who is in foster care institutions and in the context of school
education becomes invisible, as a social being of rights, possibilities and power,
and becomes visible by prejudices and stereotypes like a being at fault, incapable
and needy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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